Vultos Espíritas


           


         Prece inicial:

         Primeiro momento: uma breve explicação sobre o que é Movimento Espírita.

         Subsídios ao evangelizador:

         O Movimento Espírita é formado por pessoas de diferentes Centros Espíritas, que se reúnem em Uniões Municipais (UMEs), Federações estaduais como a FERGS - Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul, todas são vinculadas a FEB (Federação Espírita Brasileira), órgão responsável pelo Espiritismo a nível nacional. Visam integrar o trabalho, a divulgação e a convivência entre os espíritas. Também é o conjunto das atividades que têm por objetivo estudar, divulgar e praticar a Doutrina Espírita, contida nas obras básicas de Allan Kardec, colocando-a ao alcance e a serviço de toda a humanidade. As atividades que compõem o Movimento Espírita são realizadas por pessoas, isoladamente ou em conjunto, e por Instituições Espíritas. Todo o trabalho é voluntário, e o dinheiro arrecadado com a venda de livros, jornais, camisetas tem como objetivo manter o Movimento Espírita.

         Pode-se dizer que o Movimento Espírita é formado por trabalhadores, palestrantes que viajam divulgando o Espiritismo e por escritores, que divulgam a Doutrina através de livros, revistas, camisteas e jornais. Ver aula Movimento Espírita.

         Segundo momento: explicar que na aula de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre importantes trabalhadores espíritas: Chico Xavier, Raul Teixeira, Divaldo Franco, Izaias Claro, Bezerra de Menezes. São chamados de Vultos Espíritas, porque Vulto é uma personalidade, uma pessoa importante.

         Terceiro momento: dividir a turma em cinco grupos. Distribuir os dados bibliográficos de cada vulto para os grupos, de maneira que cada grupo recebe um diferente do outro. Pedir que leiam e preparem o texto para apresentar o vulto espírita aos colegas. Se possível, levar livros, CDs e fotos (imagens) das personalidades, para que as crianças visualizem a pessoa.

         Obs.: se a turma for grande, incluir outros vultos como, por exemplo, Jerônimo Mendonça, Willian Crookes, Leon Denis. Veja sugestões nos sites: www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/principal.html e www.espiritismogi.com.br/biografias.htm.

         Clique aqui para acessar sugestões de textos que podem ser distribuídos. Os dados apresentados abaixo são datados do mês de dezembro/2008. Importante que o evangelizador atualize os dados, caso venha a utilizar o material que esta sendo sugerido.

         Quarto momento: após a apresentação de cada grupo, o evangelizador pode contar uma história interessante, um fato curioso sobre a personalidade apresentada.

         Os evangelizandos gostaram de fazer a atividade, eles liam, cada um uma parte da biogafia e mostravam um livro/CD com a foto da pessoal. Muitos deles já vieram fazer palestras em nossa cidade, na qual os evangelizandos puderam participar.

         Clique aqui para conhecer histórias, fatos, informações que ilustram a vida dos vultos estudados nesta aula.

         Quinto momento: distribuir um pequeno texto contendo a bibliografia dos vultos estudados para que os evangelizandos colem no caderno.

         Clique aqui para imprimir o texto.

         Sexto momento: outra sugestão muito interessante é aplicar a dinâmica Vultos Espíritas descrita abaixo, que nos foi enviada pela evangelizadora Carolina von Scharten, London Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.

         Dinâmica: Vultos Espíritas. Para essa dinâmica dar certo, o evangelizador deverá escrever o nome dos Vultos Espíritas em papéis individuais, antes da aula começar. Cada criança irá receber um vulto, mas ela/ele não poderá saber qual o seu vulto dentro da dinâmica.

         O evangelizador irá pedir o auxílio das outras crianças para grudar o papel com o nome do Vulto Espírita nas costas de cada criança sem que a mesma veja o nome do Vulto. Peça a cooperação de todos para que a brincadeira fique bem divertida desde o início.

         A dinâmica começa quando todos possuírem o respectivo nome grudado nas costas. Assim que o evangelizador dizer ‘começa’, cada criança irá pedir o auxílio dos colegas perguntando informações/exemplos até que ela/ele descubra qual o nome do Vulto Espírita que tem grudada nas suas costas.

         A brincadeira somente termina quando todas as crianças descobrirem o nome. O evangelizador deverá auxiliar as crianças que tiverem dificuldade com a brincadeira. Pode-se dizer, por exemplo, que o nome inicia com a letra M (Meimei) ou possui três palavras; cada uma começando com A, D e S (Auta de Souza).

         Clique aqui para encontrar uma lista adicional de personalidades espíritas que sugere-se para serem utilizadas com essa atividade.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.



         

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