Respeito a Natureza


          Sugere-se que se inicie fazendo um exercício de respiração, concentração e relaxamento. Subsídios na aula Prece IV, segundo momento.

          Prece inicial

          Objetivos da aula: despertar nos evangelizandos a importância de tudo aquilo que Deus criou. Resgatar o amor e o respeito pela natureza, levando-os a compreender que somos parte integrante da natureza e que necessitamos de seus recursos e ela necessita de nossos cuidados.

          Primeiro momento: questionar os pequeninos.

          * Será que toda a natureza do nosso planeta é bem cuidada? O que vocês acham? Provavelmente, a maioria dos evangelizandos irão responder que não, pois há muita poluição, desmatamento, rios poluídos, queimadas, entre outras ações. Muitas dessas ações são causadas pelo próprio homem, que está acabando com a natureza e o ambiente em que vivemos.

          * Como vocês acham que Deus se sente quando vê a bagunça que as pessoas fizeram com o maravilhoso mundo que Ele criou?

          * Será que existem regras que devemos seguir para respeitar o meio ambiente natural em que vivemos? Citem algumas. Nesse momento, é importante verificar o que os evangelizandos já sabem sobre o assunto, pois, diariamente, os meios de comunicação trazem informações a respeito da ação humana sobre o meio ambiente e suas consequências. Incentive os exemplos e comentários que os evangelizandos fizerem. Com certeza, essas experiências contribuem muito para um aprendizado significativo e se não prestaram atenção ainda nesses informativos, de agora em diante vão estar antenados quando o assunto surgir.

          * O que mais podemos fazer para cuidar do nosso planeta? Se as crianças não tiverem mencionado estas coisas, fale sobre elas: podemos reciclar, caminhar ou usar uma bicicleta em vez do carro, recolher corretamente o lixo, economizar água e usar com cuidado outros recursos naturais.

          Segundo momento: disponibilizar na mesa figuras dos três reinos da Terra e em seguida fazer os questionamentos abaixo, pedindo que selecionem as figuras respectivas as perguntas.

          Clique aqui para ver sugestões de desenhos retirados da internet.

          Quais são os nossos amiguinhos do reino animal? Pedir para as crianças citar nomes de animais, répteis (cobra, jacaré, tartaruga), anfíbios (sapos, rãs, pererecas), aves, insetos, etc., e em seguida escolher as figuras.

          Quais são os nossos amiguinhos do reino vegetal? Pedir para as crianças citar nomes e plantas, frutas, verduras, legumes, etc., e em seguida escolher as figuras.

          Quais são os nossos amiguinhos do reino mineral? Pedras em geral, rochas, areia, água, petróleo (plástico, pneus, brinquedos e muitos outros), ferro, ouro, etc., e em seguida escolher as figuras.

          Em seguida esclarecer, que todos nós fazemos parte da natureza, portanto devemos viver em harmonia e tratar a todos com amor, tendo consciência que o meio ambiente é a nossa casa, nosso lar, então vamos dar as mãos e fazer uma corrente para todas as espécies preservar. Cuidando das matas, rios e florestas, do ar que respiramos, das plantas, dos animais e saber usar com amor todos os recursos que a natureza nos presenteia, pois todos nós somos parte do reino de Deus, lembrando que tudo que existe em nosso planeta foi feito por Deus com muito amor.

          Terceiro momento: o evangelizador deverá pedir para os evangelizandos adivinharem os barulhos que está fazendo com a boca: barulhos de alguns animais e aves, vento, praia...

          Em seguida fazer um barulho de uma serra elétrica. Repetir o barulho caso as crianças não acertem.

          Dizer que é o barulho de uma serra elétrica derrubando uma arvore. É o som da natureza pedindo socorro

          Quarto momento: contar a historinha: “É o fim do mundo?”

          Quinto momento: pedir para que fechem os olhos e pensem estar numa linda floresta. O evangelizador deverá ir conduzindo mentalmente os evangelizandos por uma trilha, dizendo como é cada lugar percorrido: lindas àrvores, flores, animais, riachos, cachoeiras, folhas secas, insetos, répteis, anfíbios, enfim... tudo que a imaginação permitir.

          Dizendo no final do passeio para que todos observem a beleza da natureza e que ama-la e preserva-la é o nosso dever. Ela está sendo destruída e quem perde somos nós, vamos fazer diferente e cumprir nosso dever. Vamos preservar o que Deus criou, vamos respeitar e cuidar com muito amor.

           O que fazer com o ar? Não poluir. O que fazer com a água? Economizar. E com as nossas matas? Reflorestar. E com a nossa fauna? Chega de matar.

          Sexto momento: atividade de pintura dos desenhos do segundo momento.

          Clique em MOMENTO DO EVANGELIZADOR - TROCANDO EXPERIÊNCIAS, para ler dicas sobre a aula.

          Prece de encerramento

          Sugestão: jardim e primeiro ciclo.

          Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Campo Grande/MS.




         



[Aulas]    |    [Imprimir]