Prece IV

Nesta aula você encontrará várias sugestões para se trabalhar o tema prece em todos os ciclos da infância.

         Objetivos da aula: conscientizar aos evangelizandos que a prece é a única forma de comunicação com Deus. Que através da prece nos ligamos ao mundo espiritual, e que a espiritualidade maior vem em nosso auxílio toda vez que nossa prece é proferida com fé e respeito. Portanto devemos reconhecer que a prece é de muito valor para nossas vidas. Ela nos conforta nas tristezas, aliviando nossas dores e nos traz esclarecimentos nos momentos de duvidas, auxiliando em nossas necessidades.

         Prece inicial

         Primeiro momento: com o auxílio de um fantoche, chamar a atenção dos alunos sobre o assunto que será abordado na aula.

         * Perguntar aos evangelizandos para que serve o telefone.

         * Em seguida o evangelizador deverá esclarecer que: o telefone serve de instrumento para conversarmos com as pessoas quando estamos distantes delas.

         * Devemos observar alguns critérios, quando vamos usar essa maneira de comunicar: falar claramente, observar o horário, para não incomodarmos, pois a pessoa pode estar dormindo, trabalhando, fazendo suas refeições.

         * E quando queremos falar com Papai do Céu, como fazemos?

         * A Prece serve como um telefone para a gente poder falar com Ele e o Papai do Céu sempre nos ouve, se a nossa ligação for clara, sincera e respeitosa. Deus, em sua infinita misericórdia, criou esse canal especial de comunicação para que a qualquer hora, em qualquer lugar, todo ser pensante pudesse falar com ele.

         * Esclarecer que Deus, ao contrário das pessoas, nos atende a qualquer minuto, mas devemos saber pedir.

         * Devemos falar sinceramente, com fé e humildade.

         * Devemos pedir somente coisas que nos auxilie para poderemos conseguir o que queremos com nossos próprios esforços.

         * Deus vê o que se passa no fundo dos corações. Lê o pensamento dos seus filhos. Mas devemos agir com humildade e pedir sempre o seu auxilio através da prece.

         * Porque devemos escovar os dentes todos os dias?

         * Esclarecer que assim como nossos hábitos* de higiene (*modo constante de agir), devemos adquirir o hábito de fazer Prece todos os dias, mas não podemos nos esquecer que acima da nossa vontade, prevalece a vontade de Deus, pois só Ele sabe o que é bom para nós.

         * Além de pedir, temos que agir. Jesus falou... “Ajuda-te e o Céu te ajudará!”

         * Quantas vezes devemos fazer a prece ao dia? No mínimo duas vezes. Pela manha ao acordar para pedir proteção para o dia e ao se deitar para agradecer pelo aprendizado, por todas as coisas recebidas e pela proteção que recebemos.

         * O que acontece conosco quando fazemos a prece? A prece nos ilumina, alegra, tranquiliza/acalma, orienta e consola trazendo para perto de nós os bons espíritos para nos auxiliar.

         * Podemos orar por outras pessoas, inclusive por pessoas já desencarnadas.

         Obs.: o evangelizador poderá relacionar a prece a uma cerca elétrica – pode estar instalada na residência, mas se não ligarmos ela, não terá serventia nenhuma – Deus sabe tudo o que necessitamos, mas se nós não nos ligamos a Ele através da prece, não teremos proteção e as energias suficientes para seguirmos confiantes em nossa jornada terrestre.

         * Lembrem-se sempre de usar o seu canal especial de comunicação com o Papai do Céu.

         Segundo momento: dizer aos evangelizandos que vamos fazer um preparativo para fazer uma prece e esclarecer o proposto:

         Clique aqui para ver uma sugestão de meditação.

         Clique aqui para ver subsídio ao evangelizador, relacionado ao segundo momento.

         Terceiro momento: Atividade 1 – PRECE DE AGRADECIMENTO: fazer todos juntos uma prece da seguinte forma: o evangelizador inicia a frase dizendo: obrigado Papai do Céu... O evangelizando(a) conclui: por, pela.. (todos os evangelizando deverão complementar a frase para concluí-la).

         Ex.: obrigada papai do céu, pela minha casinha, pela mamãe e pelo papai que cuidam de mim, pela comidinha gostosa que sempre tenho em minha mesa, pelas minhas roupinhas e a caminha quentinha. Obrigada papai do céu, eu sou muito feliz por tudo que o Senhor me dá.

         ATIVIDADE N° 02 – PRECE DE PEDIDO: todos os evangelizandos deverão formular um pedido ao Papai do Céu, levando em conta o aprendizado da aula.

         ATIVIDADE N° 03 – PRECE DE LOUVOR: um pequeno exemplo: Papai do céu! Como é maravilhoso o mundo que nos deste para viver. Com seu amor e sabedoria nos dá tudo que necessitamos, sempre visando somente o nosso bem. Damos-te graças por ser tão maravilhoso conosco! Assim Seja.

         Se por ventura algum evangelizador disser que não sabe fazer oração, esclareça: dizer com simplicidade, que orar é dialogar com quem é o maior responsável pela nossa vida, por tudo que somos, desde que nos originamos da sua vontade: Deus.

         Não há necessidade de palavras difíceis ou decoradas. A oração deve ser espontânea, gerada pela necessidade do momento. Ou por um momento de intensa alegria, uma conquista concretizada, um objetivo alcançado. Já nos ensinou Jesus em seu tempo: não creiais que por muito falardes, sereis ouvidos. Não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos.

         ** O evangelizador poderá anotar todas as frases dos evangelizandos para expor no mural da evangelização.

         Obs.: explicar que se formos ler uma prece, cantar ou dizer uma prece que já sabemos de cor, por exemplo, a oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensinou, devemos pensar nas palavras que estamos falando e dizê-las com sentimento, com o nosso coração.

         Quarto momento: contar a História Bolinhas de Amor, com o auxilio do recipiente de fazer bolas de sabão.

         Combinar antecipadamente que ninguém deverá se levantar para pegar as bolinhas de sabão e que somente irá brincar com as bolinhas no final da aula quem obedecer ao combinado.

         O evangelizador deverá usar o recurso moderadamente em alguns momentos da historinha para não dispersar muito a atenção dos evangelizandos.

         Quinto momento: neste momento o evangelizador poderá deixar as crianças usar o recipiente de fazer bolhas e ao mesmo tempo, chamar a atenção para o tamanho das bolinhas, relacionando-as com as preces com referência aos tamanhos e intensidade (altura que as bolinhas alcancem). Salientando o valor e a ação da prece.

         Clique em MOMENTO DO EVANGELIZADOR - TROCANDO EXPERIÊNCIAS, para ler dicas sobre a aula.

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim e primeiro ciclo.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Campo Grande/MS.




         

[Aulas]    |    [Imprimir]