No primeiro momento procurei relacionar fatos do dia-a-dia com os ensinamentos proposto neste momento.
Lembrem-se, nossas crianças precisam de referencias para fazerem um parâmetro para um bom entendimento do estudo. Segue duas figuras para serem exploradas como recurso.
No segundo momento auxiliei a cada um individualmente quanto à postura em suas cadeiras e fizemos às primeiras tentativas com referencia a respiração diafragmática, alguns apresentarão dificuldades, mas não desisti e depois de algumas tentativas, achei melhor seguir em frente, pensando que esses logo aprenderiam observando os demais e as crianças tem muita habilidade para fazer isso.
Dei o sinal para que todos fechassem os olhos e começamos, inclusive eu, de vês em quando abria os olhos para ver como estava o andamento, uma vez que tudo estava em perfeito silêncio.
Combinei com eles antes de fecharmos os olhos, que inicialmente eu iria dizer: “dentro” quando inspirássemos e “fora” quanto expirássemos e depois de certo tempo cada um diria somente em pensamento.
FOI FANTÁSTICO! Depois que abrimos os olhos questionei como estavam se sentindo, alguns bocejavam e diziam que sentiram sono. A aula transcorreu muito tranqüila e até os mais ansiosos e agitados se mostraram muito tranqüilos.
Para quem se interessar mais sobre o assunto segue um material que poderá ser de grande valia:
Clique aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=zIXdShyARl8&feature=player_embedded#at=79
http://www.4shared.com/file/ylg_vdq0/CD_e_Livro_-_Daniel_Goleman_-_.html
Apostila: PODER CURATIVO DA RESPIRAÇÃO.
Uma sugestão seria a de aplicar esta técnica no início de todas as aulas, principalmente nas turmas que apresentem evangelizandos agitados e ansiosos. O tempo proposto para a técnica poderá economizar o tempo que usamos para acalmar esses evangelizandos.
No terceiro momento a intenção era de que cada um fizesse sua prece, mas como estão sempre copiando o que o outro faz ou diz, achei melhor fazermos oralmente os tipos de prece e cada um ia complementando um pouco a prece em destaque.
No quarto momento eles respeitaram magnificamente o combinado.
No quinto momento comecei a soprar as bolinhas de sabão e em seguida combinei com eles que, quem respondesse as perguntas que eu fizesse com relação ao tema da aula, poderia soprar as bolinha para os demais colegas e assim terminamos a aula fazendo “BOLINHAS DE AMOR”.