MOMENTO DO EVANGELIZADOR - TROCANDO EXPERIÊNCIAS

         No primeiro momento procurei relacionar fatos do dia-a-dia com os ensinamentos proposto neste momento.

         Lembrem-se, nossas crianças precisam de referencias para fazerem um parâmetro para um bom entendimento do estudo. Segue duas figuras para serem exploradas como recurso.

    

         No segundo momento auxiliei a cada um individualmente quanto à postura em suas cadeiras e fizemos às primeiras tentativas com referencia a respiração diafragmática, alguns apresentarão dificuldades, mas não desisti e depois de algumas tentativas, achei melhor seguir em frente, pensando que esses logo aprenderiam observando os demais e as crianças tem muita habilidade para fazer isso.

         Dei o sinal para que todos fechassem os olhos e começamos, inclusive eu, de vês em quando abria os olhos para ver como estava o andamento, uma vez que tudo estava em perfeito silêncio.

         Combinei com eles antes de fecharmos os olhos, que inicialmente eu iria dizer: “dentro” quando inspirássemos e “fora” quanto expirássemos e depois de certo tempo cada um diria somente em pensamento.

         FOI FANTÁSTICO! Depois que abrimos os olhos questionei como estavam se sentindo, alguns bocejavam e diziam que sentiram sono. A aula transcorreu muito tranqüila e até os mais ansiosos e agitados se mostraram muito tranqüilos.

         Para quem se interessar mais sobre o assunto segue um material que poderá ser de grande valia: Clique aqui.

         http://www.youtube.com/watch?v=zIXdShyARl8&feature=player_embedded#at=79

         http://www.4shared.com/file/ylg_vdq0/CD_e_Livro_-_Daniel_Goleman_-_.html

         Apostila: PODER CURATIVO DA RESPIRAÇÃO.

         Uma sugestão seria a de aplicar esta técnica no início de todas as aulas, principalmente nas turmas que apresentem evangelizandos agitados e ansiosos. O tempo proposto para a técnica poderá economizar o tempo que usamos para acalmar esses evangelizandos.

         No terceiro momento a intenção era de que cada um fizesse sua prece, mas como estão sempre copiando o que o outro faz ou diz, achei melhor fazermos oralmente os tipos de prece e cada um ia complementando um pouco a prece em destaque.

         No quarto momento eles respeitaram magnificamente o combinado.

         No quinto momento comecei a soprar as bolinhas de sabão e em seguida combinei com eles que, quem respondesse as perguntas que eu fizesse com relação ao tema da aula, poderia soprar as bolinha para os demais colegas e assim terminamos a aula fazendo “BOLINHAS DE AMOR”.