Prece inicial
Primeiro momento: colocar dois cartazes no quadro e explicar os títulos: Homem de Bem e Homem que busca apenas o sucesso material.
Homem: ser humano (homens, mulheres, crianças, jovens, seres humanos).
Bem: contrário a mal, virtude positiva, de acordo com o que é correto e está de acordo com as Leis de Deus.
Sucesso: resultado feliz, êxito, prestígio ou popularidade.
Material: referente a tudo aquilo que é material, transitório.
Pode-se explicar que o Homem que busca apenas o sucesso material pensa apenas naquilo que é material, nas coisas que vai comprar, no que possui de material: casa, carro, roupas; enquanto o Homem de Bem preocupa-se, primeiramente, com suas atitudes e se questiona se o que está fazendo é correto e está de acordo com as Leis de Deus.
Segundo momento: dividir a turma em grupos, conforme o número de crianças. Distribuir para cada grupo dois ou mais pedaços de papéis, com as características do Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material.
Solicitar que cada grupo analise para que tipo de Homem pertence a(s) característica(s) e expliquem o que entenderam. Após a explicação, devem colar a(s) característica(s) correspondente(s) a cada um, no cartaz que deverá estar colado no quadro.
Obs.: em nossa turma os demais grupos auxiliaram os colegas que estavam se apresentando.
Terceiro momento: levar pronto o desenho de duas árvores, para que as crianças colem as características na árvore correspondente, formando assim um lindo e educativo cartaz.
Clique aqui para ver sugestão de desenho.
Clique aqui para conhecer o nosso cartaz.
Clique aqui para ver as características do Homem de Bem e do Homem que busca apenas o sucesso material, que deverão ser distribuídas aos evangelizandos. Para facilitar a localização da explicação nos item Subsídios ao evangelizador poderá ser colocado o mesmo número atrás de cada pedaço de papel.
Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.
Obs.: sugerimos a leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, Caracteres da perfeição e O Homem de Bem.
Quarto momento: encerrar explicando que:
Ser um Homem de Bem é caminho para a felicidade; o outro caminho nos distancia de Deus e leva ao sofrimento e ao vazio interior.
Homem de Bem é o que todos devem se esforçar para ser. Não é fácil, mas é possível, aos poucos, com boa-vontade, exercício das virtudes, prece e conhecimento das Leis Divinas.
Ser um Homem de Bem só depende de cada um e não dos outros, ou de Deus.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.