Prece inicial
Objetivos da aula: saber que Deus nos ama sempre e nos compreende e perdoa, apesar de nossas atitudes errôneas. Compreender o significado de arrependimento e sempre estar disposto a pedir perdão em qualquer situação.
Primeiro momento - questionar:
* Alguém sabe me explicar o significado da palavra “arrependimento”? E o significado da palavra perdão? Aguardar respostas e em seguida esclarecer ou complementar. O arrependimento é mudança na mente, na maneira de pensar que faz com que a pessoa mude na maneira de agir, tomando decisões que agradam a Deus e a seus semelhantes. É como se uma pessoa fosse por um caminho e logo percebesse o seu erro, que tomou o caminho errado e então procura acertar o caminho que nos conduz a Jesus.
* Tem muitas crianças que fazem muita arte, desobedecem aos seus pais, xingam, mentem, maltratam aos seus colegas e até mesmo animais, não assumem seus erros ou culpam os outros pelos seus erros, não tem um bom comportamento na escola e não se arrependem! Sempre que percebemos nossos erros devemos nos arrepender e pedir perdão.
* Escutamos muito a palavra “desculpa aí, foi mal”, mas essa não é a maneira correta de pedir perdão. Primeiramente devemos nos arrepender com sinceridade e depois dizer: “Você me perdoa pelo que fiz? Estou arrependido (a)! “Procurarei fazer diferente da próxima vez, da forma correta”!
* Não importa a gravidade dos nossos erros, sempre que nos arrependemos Deus nos perdoa porque é compassivo e amoroso e assim todos ficamos felizes, mais leves.
* O que você normalmente faz quando outra criança te machuca, ofende ou maltrata? Você oferece o seu perdão?
* Você tem guardado mágoa de alguém que te machucou?
* Porque muitas vezes não gostamos de pedir perdão?
Segundo momento: contar a Parábola do filho pródigo.
Terceiro momento - aplicar a dinâmica: “Minha mochila tem o peso de minhas atitudes”.
Quarto momento - aplicação da atividade: JOGO DA TRILHA.
Clique em MOMENTO DO EVANGELIZADOR - TROCANDO EXPERIÊNCIAS, para ler dicas sobre a aula.
Prece de encerramento
Sugestão: a partir do jardim, adaptando de acordo com a maturidade dos evangelizandos.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Campo Grande/MS.