Minha mochila tem o peso de minhas atitudes

          Material: mochila escolar e pedras de diversos tamanhos.

          Exposição:
          - Quem já fez alguma coisa errada, seja em casa, na escola ou em outro lugar qualquer? Alguém quer me dizer o que foi que fez? Se preferirem, somente reflitam a respeito.

          - Tenho aqui uma mochila. Quem pode me dizer para que usamos uma mochila? (Levar livros e cadernos para a escola, levar roupas para uma viagem, etc.)

          - Muito bem! Estas são algumas maneiras como usamos uma mochila.

          - Quem gostaria de usar esta mochila? Escolher um evangelizando para começar, mas incentivar para que todos participem da atividade.

          - Estão vendo estas pedras aqui? São como os erros que cometemos. Vamos pensar em algumas coisas erradas que às vezes fazemos (o envangelizador deverá dar dois minutinhos para pensarem).

          Quem estiver usando a mochila, cada vez que pensar em alguma coisa errada que fez, deve colocar uma pedra na mochila (alertar que o tamanho da pedra deve ser do tamanho do erro, conforme o seu entendimento).

          Sempre questionando:
          - O que acontece quando acrescentamos mais uma pedra na mochila?

          OBS.: O evangelizador poderá incentivar que todos ao usarem a mochila, passeiem pela sala.

          Questionar:
          - Como podemos deixar nossa mochila mais leve?

          - Mas como podemos nos livrar dos erros? (Dominando nossas imperfeições, procurando agir segundo os ensinamentos de nosso Mestre e nos arrependendo, pedindo perdão a quem magoamos ou prejudicamos).

          O evangelizador deverá dizer para o evangelizando que estiver usando a mochila, pensar novamente em cada erro cometido, pedir perdão e retirar a pedra correspondente a atitude errada, pensando em como fazer diferente, acertadamente em nova oportunidade.

          O evangelizador deverá dar continuidade na atividade, permitindo que todas as crianças participem da dinâmica.

          O evangelizador finaliza dizendo: Jesus está sempre pronto a nos perdoar. Quando realmente nós nos arrependemos pelo que fazemos de errado e lhe pedimos perdão, Ele sempre nos perdoa. É importante também corrigir nossas atitudes erradas, agindo de forma correta em nova oportunidade.