Jesus – curas e parábolas


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar uma das curas de Jesus, escolhemos O Cego de Nascença.

         Clique aqui para ver subsídios para contar a história.

         Segundo momento: comentários acerca da história, ressaltando que não há um dia certo para praticar o bem, e que Jesus curava em todos os dias da semana. O mandamento “Santificar o dia de sábado” é para que tenhamos um momento de oração.

         Terceiro momento: narrar a Parábola do Joio e do Trigo.

         Quarto momento: interpretação da parábola, fazendo uma comparação com a nossa vida. Fazer as perguntas, escrevendo-as no quadro-negro ou em pedaços de cartolina. Anotar também as respostas, valorizando a contribuição dos evangelizandos.

          Quem é o Semeador? Jesus e seus ensinamentos.

          O que é o campo? É o mundo, o planeta que habitamos, a Terra onde vivemos.

          O que é a boa semente (TRIGO)? São as idéias verdadeiras, de amor, de paz, de caridade, perdão, amizade. A boa leitura, os filmes educativos, as aulas de evangelização. Tudo que induz os seres humanos ao caminho do bem e da felicidade.

          O que é a semente má (JOIO)? São as idéias egoístas, de maldade, de materialismo. São as propagandas que induzem aos vícios e ao consumismo, os filmes violentos, as leituras que não trazem mensagem positiva, a ociosidade, as drogas, a violência, a fofoca, o crime.

          Quem é o inimigo? É todo o pensamento, sentimento, palavra e atitude que induz as almas ao crime, aos vícios, a violência, a fofoca. São os Espíritos desencarnados e encarnados que praticam a maldade e induzem outros seres humanos ao caminha da infelicidade.

          Por que o fazendeiro disse para deixar o trigo e o joio crescerem juntos e só arrancar (ceifar) o joio na época certa, antes do trigo? Todos nós, Espíritos ainda em evolução, estamos tendo a oportunidade de aprender e se melhorar uns com os outros. Deus sempre nos dá uma nova oportunidade de evoluir (através da reencarnação), de transformarmos nossos erros em virtudes. Nosso planeta esta passando de um mundo de provas e expiação para um mundo de regeneração. Quem não acompanhar a evolução do planeta não poderá mais reencarnar aqui, isto é, os que preferirem o caminho da maldade e da injustiça, serão separados dos se esforçarem e desejarem seguir o caminho do bem e da justiça.

         Que possamos todos ser o trigo, isto é, a boa semente, ajudando nossos irmãos e transformando nosso planeta em um mundo mais feliz.

         Quinto momento: contar a Parábola do Filho Pródigo.

         Sexto momento: perguntar o que entenderam sobre a parábola. Ressaltar que toda atitude tem consequências; que quando dos afastamos do amor de Deus (escolhendo o mal e dando às coisas materiais mais valor do que elas possuem) ficamos infelizes; e que sempre é tempo de escolher o bem, o amor, o perdão e evoluir, caminhando para Deus e a felicidade.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]