Intercâmbio Mediúnico


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar uma história que tenha como tema mediunidade. Sugerimos o relato do livro Divaldo Franco – A história de um humanista, de autoria de Jason de Camargo, pg. 37 e 38.

         Clique aqui para ver a história.

         Segundo momento: perguntar qual é o tema da aula. Em seguida, pedir que definam o que é mediunidade.

         Mediunidade: é uma sensibilidade à influência do Mundo Espiritual "sexto sentido" que nos coloca em contato com o Mundo dos Espíritos. Assim como o tato, o palador, o olfato, a visão e a audição nos coloca em contato com o Mundo Material. É uma faculdade que possibilita a comunicação entre encarnados e desencarnados.

         Terceiro momento: diálogo, incentivando a participação dos evangelizandos.

          O que é médium? Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos Espíritos.

          Pra que serve a mediunidade? Possibilita a comunicação entre encarnados e desencarnados, a fim de consolar, repassar orientações, encorajar, auxiliar encarnados e desencarnados e também para curar os doentes, se for do merecimento do enfermo.

          Todos somos médiuns? Sim, todos temos sensibilidade para receber influências espirituais, nem todos, entretanto, somos suficientemente sensíveis para produzir fenômenos mediúnicos.

          Como acontece esta comunicação? O desencarnado se aproxima do encarnado que possui mediunidade, e se manifesta utilizando o corpo físico do encarnado. De acordo com a maturidade e conhecimento dos evangelizandos, o evangelizador poderá abordar a aproximação perispiritual.

          Onde deve ser realizado o intercâmbio mediúnico? No Centro Espírita, pois é o local onde há amparo da espiritualidade superior.

         Quarto momento: contar a história Pílulas, retirado do livro Endereço Certo, de Richard Simonetti, Editora IDE. Se necessário, explicar o que é um leprosário e o que é lepra – hanseníase.

         Quinto momento: explicar que existem diferentes tipos de médiuns:

          De efeitos físicos – movimento de corpos, ruídos. Podem ser espontâneos ou provocados.

          Sensitivos ou impressivos – sentem a presença dos Espíritos, uma impressão vaga.

          Audientes – ouvem os desencarnados.

          Psicofônicos ou Falantes – os Espíritos falam utilizando o aparelho vocal do médium (podem, inclusive, mudar a voz do médium, se tornando parecida com a voz do Espírito quando encarnado).

          Videntes – veem os Espíritos.

          Psicógrafos – escrevem sob a influência dos Espíritos

          Curadores – faculdade de cura pelo simples contato, pela imposição das mãos, pelo olhar, por um gesto.

         Sexto momento: mostrar mensagem recebida por Chico Xavier, psicografada de trás para frente, em inglês, em dois minutos, na sede da União Espírita Mineira, em 04 de abril de 1937, após o concerto de um violinista cego desde os sete anos de idade. A mesangem deve ser lida em um espelho, tendo em vista que foi escrita de trás para diante.

         Clique aqui para ver a mensagem.

         Sétimo momento: verificar os conhecimentos acerca da mediunidade, perguntando sobre eventuais dúvidas que os evangelizandos tenham ou se desejam contar alguma história sobre mediunidade. Intercalar o diálogo com as seguintes perguntas:

          Quem pode ser médium? Qualquer pessoa, independente da religião (não é só da Doutrina Espírita), da cor da pele, da classe social. Não é privilégio ser médium, é uma oportunidade de trabalho no bem e evolução.

          Precisa estudar para ser médium? Importante que o médium conheça as obras básicas, para se conhecer e bem utilizar o dom da mediunidade. Para ser um bom engenheiro, dentista, deve estudar.

          Quais os médiuns que conhecem? Divaldo Franco, Chico Xavier, Raul Teixeira, Moisés (10 mandamentos recebidos através da mediunidade). Maria, mãe de Jesus, que conversou com o anjo Gabriel. Médiuns sempre existiram, mas o fenômeno só foi explicado pela Doutrina Espírita.

          O que fazer se eu enxergar um Espírito? Fazer uma prece, pedindo que esse irmão possa ser auxiliado em uma Casa Espírita, encontrando lá esclarecimento e consolo.

         Oitavo momento - atividade: escrever o conceito de médium em um pedaço colorido de cartolina, que será posteriormente enfeitado, tornando-se um marcador de livros. Pesquisar o conceito em O Livro dos Médiuns – cap. XIV, item 159 – é importante que os evangelizandos procurem no livro o conceito, familiarizando-se com as Obras Básicas.

         Conceito a ser encontrado: Médium é todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos - cap. XIV, item 159.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]