Prece inicial
Primeiro momento: perguntar quem gosta de comer bolo. Qual o sabor que preferem? Com que recheio? Alguém tem um bolo preferido?
Segundo momento: o evangelizador deve colocar avental, touca e anunciar que vai ensinar a fazer uma receita muito especial de bolo, que se chama Bolo da Felicidade.
Terceiro momento: colocar em cima da mesa uma bacia, uma colher e uma forma, e ir lendo a receita. Solicitar que os evangelizandos procurem os ingredientes em baixo da mesa, das cadeiras ou espalhados pela sala e lhes “alcancem os ingredientes” um de cada vez. Pequenos pedaços de cartolina colorida deverão ser colados em vários lugares, contendo escrito cada ingrediente do bolo. A cada novo ingrediente alcançado, o evangelizador deverá fazer comentários interagindo com as crianças.
Clique aqui para ver sugestão de ingredientes para fazer o bolo.
Clique aqui para ver sugestões de comentários sobre os ingredientes.
Quarto momento: explicar como se prepara o bolo.
Modo de preparo: dizer que a receita é bem simples: misture todos os ingredientes dentro de seu coração e deixe lá para sempre, se esforçando em todos os momentos para colocá-los em prática. Com todos esses sentimentos/atitudes, certamente você se tornará uma pessoa melhor e muito feliz, pois terá Jesus em seu coração.
Quinto momento: tendo preparado o bolo (misturado todos os ingredientes), perguntar qual é o próximo passo. Assar o bolo!
Obs 1.: o evangelizador deverá levar uma caixa de papelão com o desenho de um fogão e colocar na sala antes de iniciar a aula. Dentro da caixa deve colocar um bolo de verdade, mas que as crianças não percebam, que deverá ser servido ao final da aula. Se o centro possuir uma cozinha com forno, a “massa do bolo” poderá ser levada pelas crianças e colocada dentro do forno. Combinar previamente com alguém do centro para substituir o “bolo de brinquedo” pelo bolo verdadeiro.
Obs 2.: esta aula e a aula Amizade III, os evangelizandos participaram bastante, alguns acreditaram que o bolo de brinquedo se transformou em um verdadeiro bolo. Crianças são mesmo uma maravilha!!!
Sexto momento: perguntar para eles se acham que é possível ser feliz? Sim. Como? Seguindo a receita do “Bolo da Felicidade”.
Sétimo momento: convidá-los para fazer um cartaz com a receita do Bolo da Felicidade, e expor no centro espírita para que outras pessoas possam conhecer a receita e fazer o bolo.
Oitavo momento – atividade: distribuir um desenho para as meninas e outro para os meninos, que deverão ser utilizados para montar o cartaz.
Clique aqui para ver sugestões de desenhos retirados da internet.
Clique aqui para imprimir a receita do Bolo da Felicidade para colar no cartaz.
Clique aqui para ver o nosso cartaz. Utilizamos vários adesivos de corações para enfeitar o cartaz.
Clique aqui para ver o nosso bolo.
Nono momento: perguntar se estão sentindo um aroma, um cheirinho gostoso... Será que é do nosso bolo? Convidar a todos para ver se o bolo está pronto. Os evangelizandos terão uma bela surpresa, ficarão muito alegres. Confraternizar com os evangelizandos comendo um delicioso bolo.
Prece de encerramento
Sugestão: primeiro ciclo.