Amizade III
Prece inicial
Primeiro momento: perguntar quem gosta de comer bolo. Com qual recheio prefere que seja feito o bolo. O evangelizador deverá colocar um avental e dizer que hoje nos vamos fazer um bolo durante a aula. Uma receita muito especial de bolo que se chama o BOLO DA AMIZADE. Todos têm que participarem para que o bolo possa sair bem gostoso. Pedir que todos usem a imaginação para que a receita dê certo.
Obs.: o evangelizador deverá levar uma caixa de papelão com o desenho de um fogão e colocar na sala antes de iniciar a aula. Dentro da caixa deve colocar um bolo de verdade que deverá ser servido ao final da aula.
Clique aqui para conhecer o nosso fogão.
Segundo momento: distribuir os ingredientes entre os evangelizandos. Pequenos pedaços de cartolinas coloridas com os sentimento/atitudes citados abaixo ou outros que o evangelizador julgar importante.
Receita: Bolo da Amizade
Uma porção de SORRISO (perguntar quem tem o SORRISO)
Duas porções de RESPEITO (...)
Meio quilo de companheirismo
Duas xícaras de bom humor
Muito carinho
Tempo livre
Uma xícara de confiança
Duas colheres de paciência
Uma porção de humildade
Perdão a vontade
Muito amor
Obs.: o evangelizador deverá levar uma bacia para misturar os ingredientes e outra para colocar a “massa pronta”, bem como uma colher para mexer a massa. Na sequência o evangelizador deverá ir perguntando quem tem tal ingrediente (SORRISSO, RESPEITO, CARINHO, ETC), ir colocando tudo dentro da bacia e mexer.
Modo de fazer
Coloque um sorriso no rosto, acrescente duas porções de respeito e vá ao encontro de uma verdadeira amizade. Misture o companheirismo, o bom humor e muito carinho. Acrescente tempo livre, respeitando gostos e preferências. Tempere a massa com confiança, respeito e humildade. Asse sem pressa, pois uma boa amizade cresce no calor do convívio, das conversas, do respeito às diferenças. Enfeite o bolo com bastante perdão e muito amor.
Obs.: colocar a “massa no “formo” (deverá ter um espaço para colocar o prato com a “massa”, de maneira que os evangelizandos não percebam que o bolo verdadeiro esta dentro do “forno”).
Terceiro momento: colocar no forno imaginário para assar, deixar lá até o final da aula. Retomar o tema da aula com as sugestões de perguntas abaixo.
1 - Quem tem amigos?
2 - Como eles tratam os amigos?
3 - Como eles gostam de ser tratado pelos amigos?
4 - Quem é o nosso grande amigo? Quem podemos contar em todos os momentos? Jesus.
5 - Por que Jesus é o nosso grande e verdadeiro amigo? Quer o nosso bem, só nos aconselha para o bem, está sempre conosco, se seguirmos seus ensinamentos seremos felizes, etc.
6 - Explicar que assim como para cultivar nossos amigos devemos ter atitudes boas, dentro da nossa sala também devemos observar o nosso comportamento para que os encontros sejam legais e possamos fazer muitos amigos.
7 - O que podemos fazer para melhorar o nosso comportamento nas aulas de evangelização/escola? Esperar a nossa vez para falar; ficar escutando quando o colega fala ou o evangelizador/professora; não faltar; chegar no horário; levar o material; fazer a atividade com capricho; participar dos trabalhos em grupo...
Quarto momento: sugestões de atividades.
1 - Clique aqui para ver sugestão. Incluímos o desenho de um sol e do chão para distribuir aos evangelizandos.
2 - Clique aqui para ver outra sugestão.
Quinto momento: perguntar se estão sentindo um aroma, um cheirinho gostoso. “Acho que é o nosso bolo, vamos ver?”. Tirar um bolo do fogão imaginário e dizer que é a receita que tínhamos feito. Confraternizarmos.
Obs.: a aula foi bem legal e os evangelizandos participaram em todos os momentos.
Clique aqui para ver uma foto.
Prece de encerramento
Sugestão: primeiro ciclo.
[Aulas]
|
[Imprimir]