Decálogo III

          Objetivos da aula: conscientizar os evangelizandos que os Dez Mandamentos, ou Decálogo, são diretrizes, recomendações ou princípios morais legados por Deus aos homens para o aperfeiçoamento espiritual, e que são uma orientação perfeita para o relacionamento correto da criatura para com Deus e para com o próximo. São ensinamentos trazidos pelos Espíritos Superiores a Moisés, que os recebeu por via mediúnica, no Monte Sinai. Esses Mandamentos constituem, até hoje, o alicerce do Direito e da Justiça no Mundo. São princípios eternos, imutáveis.

          Prece Inicial

          Primeiro momento - sondagem de conhecimentos: questionar, ouvir as opiniões e fazer esclarecimentos necessários.

           Para que servem as leis? Para o melhor convívio em sociedade.

           Quais são os tipos de leis que existem?

          Leis humanas: leis elaboradas pelos homens que regem as sociedades, e podem ser modificadas porque são, muitas vezes, imperfeitas como as pessoas que as fizeram. São feitas de acordo com o momento vivenciado e a situação. Assim, conforme a situação, a lei muda.

          Leis Divinas: feitas por Deus e enviadas aos seres humanos através dos Espíritos superiores, não se modificam com o passar do tempo. “São eternas e imutáveis como o próprio Deus” (questão 615 de O Livro dos Espíritos).

           Já ouviram falar no Decálogo (os 10 Mandamentos recebidos por Moisés)? São dez regras de conduta. O decálogo foi recebido no Monte Sinai por Moisés, que era médium.

           Será que os 10 Mandamentos são Leis Divinas? Sim, são leis divinas, porque foram enviadas por Deus através dos Espíritos Superiores e não mudam com o tempo ou a situação. São atuais até hoje.

          Segundo momento: exposição através de diálogo.

          Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

          Terceiro momento: aplicar a brincadeira Mandamento ou Desafio.

          Escreva cada mandamento de um lado de um cartão e a sua explicação do outro lado. Divida a sala em dois grupos e peça para cada grupo se sentar em círculo no chão. Entregue cinco mandamentos para um grupo e cinco para o outro e dê quinze minutos para que analisem e estudem os mandamentos. Se for de comum acordo entre os grupos, poderá haver troca de mandamentos para que todos tenham mais chances de acertos. Após este tempo, os cartões deverão ser colocados numa caixa. Em outra caixinha o evangelizador deverá preparar por escrito os “Desafios”, caso os evangelizandos optem por ele (O evangelizador não deverá dizer aos evangelizandos quais são os desafios preparados), mas deverá deixar bem claro que caso optem pelo “Desafio”, deverão realizá-lo de acordo com o que está determinado no papel.

          A brincadeira inicia com os grupos tirando par ou ímpar para ver qual grupo começará a explicar primeiro.

          No centro de cada círculo o evangelizador deverá colocar uma garrafa de refrigerante (com água, porque tem que ter peso para continuar no centro após ser girada), que será girada pelos evangelizandos no centro do círculo.

          Quando ela parar de girar, o evangelizador deverá perguntar ao evangelizando(a) apontado pela boca da garrafa: MANDAMENTO OU DESAFIO? Se responder “MANDAMENTO” o evangelizador deverá retirar em ordem aleatória, um mandamento da caixa e pedir a explicação. Se a explicação estiver correta, o grupo ganha 10 pontos. Se a explicação estiver errada ou incompleta, o outro time terá a chance de explicar ou completar a explicação. Se o evangelizando(a) decidir por “DESAFIO”, o evangelizador deverá retirar um “DESAFIO” de dentro da caixa e pedir para que o evangelizando(a) o realize. O time vencedor será o que tiver mais pontos.

          Obs1.: o evangelizador deverá fazer a complementação final de cada mandamento caso haja necessidade.

          Obs2.: o evangelizador pode ser flexível quanto à pontuação, por exemplo.

           Se o integrante do grupo indicado pela garrafa para responder não se lembrar de tudo o que estudara sobre o mandamento, mas outro(a) companheiro se lembrar, ele pode terminar de explicar e o grupo recebe os dez pontos.

           Se o integrante do grupo indicado pela garrafa para responder não se lembrar de tudo que estudara sobre o mandamento, e um participante do outro grupo pedir para complementar a resposta, pode-se dar cinco pontos para cada grupo.

           Quando todos os componentes de um grupo não souberem explicar o mandamento, passar para o outro grupo responder.

          Clique aqui para ver sugestões para o conteúdo dos cartões.

          Clique aqui para ver sugestões de desafios.

          Clique aqui para ver a história O Eco.

          Quarto momento - conclusão do estudo: se todos cumpríssemos os mandamentos divinos, haveria maior compreensão entre todos os homens e a felicidade reinaria na Terra. Ninguém buscaria enganar o outro, um profundo respeito a tudo e a todos propiciaria condições de melhor entendimento.

          Para um mundo melhor é necessário que cada um faça a sua parte, procurando sempre agir conforme os ensinamentos do Pai.

          Prece de encerramento

          Sugestão: terceiro ciclo e juventude.

          Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.




         



[Aulas]    |    [Imprimir]