Bons Espíritas IV


         Objetivos da Aula: levar os evangelizandos a compreenderem que o estudo da Doutrina Espírita é importante para a nossa evolução espiritual, abrindo-nos o caminho da sabedoria e do amor. Além disso, através de seus ensinamentos, é possível compreender também o valor do exemplo, entendendo que a convivência com as pessoas é indispensável ao nosso aperfeiçoamento espiritual, proporcionando, assim, a oportunidade de exemplificarmos, por meio de atitudes cristãs, os ensinamentos recebidos da Doutrina Espírita, promovendo assim nossa transformação moral.

         Prece inicial

         Primeiro momento: perguntar o que acham de uma pessoa que é extremamente educada com os estranhos, agindo sempre com delicadeza, conversando com tranqüilidade fora do lar, participando das aulas de evangelização sendo um evangelizando exemplar, mas em família ou em ocasiões que se opõem a sua vontade, age com brutalidade, grita, xinga...

         Ex.: quando o seu time está perdendo, quando fica de castigo por ter feito algo errado, quando tem que obedecer a alguma ordem dos pais, quando tem que ajudar nos afazeres domésticos, quando recebe uma má resposta ou é tratado mal por alguém...

         Indagar: Há pessoas que dizem "que devemos dançar de acordo com a música". Será que está certa a conduta daquele que age de acordo com o meio? Quem age assim, reage e não age, pois quem age pensa, escolhendo a melhor atitude.

         Segundo momento: contar a história A Força do Exemplo.

         Terceiro momento: analisar a história. Desde a mais remota antiguidade, eminentes fundadores de religiões ensinaram a verdade, mas somente Jesus ensinou exemplificando. Ensinar, sim, mas praticar o que ensina, exemplificando.

         "O ensino convence, mas o exemplo arrasta." Esse pensamento quer dizer que só o exemplo atrai as pessoas, levando-as a praticar a caridade.

         Daí a existir no Cristianismo milhares de pessoas que se santificaram realmente, praticando o bem, através dos séculos, arrastados pelos exemplos de Jesus.

         Em nossos lares, na escola, na rua, no trabalho, nos esportes, onde quer que estejamos, podemos e devemos exemplificar o bem, demonstrando a força da prática da caridade, através de pequenas ações como um sorriso, uma palavra amiga, um gesto cordial, ou através da doação de roupas, comida, dinheiro aos necessitados.

         Quarto momento: aplicar a dinâmica Construção do Bom Espírita.

         Quinto momento: concluir que todos nós possuímos muitas qualidades, mas também possuímos defeitos, portanto devemos nos esforçar por transformá-los em virtudes. Para isso devemos buscar nos estudos o entendimento para esta transformação e logo em seguida colocar em prática em nosso dia-a-dia nossa transformação, quer junto à família, na sociedade, enfim, em toda parte, pois se Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. (O Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XVII, item 4)

         Sexto momento: exposição dialogada com base nos subsídios na AME-JF.

         Sétimo momento: fixação e avaliação do tema da aula. Distribuir as perguntas individualmente para cada evangelizando, a fim de explicarem seu entendimento em relação à pergunta. Aguardar a exposição do evangelizando, explicando/acrescentando algum ensinamento, se necessário.

         Clique aqui para ver sugestões de perguntas.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

         Oitavo momento: propor o jogo de damas, sendo que metade das pedras de cada jogador deverá ser rotulada com virtudes e a outra metade com defeitos.

         Dizer antes de iniciar o jogo que: os jogadores que tiverem adquirido ao final do jogo, maior quantidade de pedras rotuladas com as virtudes, serão os vencedores.

         Execução: dividir os alunos em duas equipes. Em cada grupo, há um representante que mexe as pedras, os demais auxiliam o representante do grupo em suas jogadas.

         Após terminar o jogo, concluir que nossas virtudes: amor, paciência, caridade adquirimos com muito esforço, que o conhecimento da Doutrina Espírita vai nos auxiliar a fazer boas escolhas, que nos farão evoluir. Devemos valorizar o nosso esforço em se melhorar.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo e juventude I

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.



         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]