Prece inicial
Primeiro momento:
recordar o que significa trabalho, tema da aula anterior.
Lembrar que:
- Toda ocupação útil é trabalho.
- Exemplos: participar da evangelização, estudar, fazer uma prece, exercer uma profissão, ajudar nas tarefas do lar, etc.
Segundo momento:
comentar que no trabalho profissional recebemos um salário, isto é, dinheiro para realizá-lo. Perguntar se eles já ouviram falar de outro trabalho que não recebemos salário e qual é o nome. Caso os evangelizandos não acertem a resposta o evangelizador deverá explicar que existem dois tipos de trabalho: remunerado (recebe salário em dinheiro) e voluntário (não recebe salário).
Terceiro momento:
dividir os evangelizando em duplas e distribuir fotos dos trabalhos realizados no centro espírita, onde eles poderão reconhecer várias pessoas e as atividades realizadas. Poderá também ser utilizado recortes de revistas, jornais, fotos de palestras, seminários, trabalhos nas comunidades, associações protetoras dos animais, ONG.
Obs.: as duplas deverão olhar as fotos e tentar descobrir que tipo de trabalho está sendo realizado. Se houver necessidade o evangelizador poderá auxilia-los.
Quarto momento:
fazer um círculo e solicitar que as duplas mostrem as fotos e expliquem que tipo de trabalho voluntário está sendo realizado. O evangelizador deverá aproveitar bem as respostas das crianças e as fotos apresentadas, para que eles percebam que todo o trabalho voluntário é importante e necessário.
Lembrar, enquanto analisam as fotos:
Há dificuldades no trabalho voluntário – as mesmas do remunerado.
Como deve ser a nossa atitude com o colega de trabalho voluntário ou remunerado? Aceitar, compreender o colega difícil; assim também na escola: aceitar os colegas, respeitá-los.
Como deve ser a atitude de um bom trabalhador voluntário ou remunerado? Exige estudo, dedicação, honestidade, paciência, chegar no horário, ter bom-humor, boa-vontade, disposição para trabalhar.
Evoluímos no trabalho superando as dificuldades; e conhecendo nossas virtudes a desenvolver podemos ser melhores trabalhadores e pessoas de bem a partir do esforço em se melhorar.
O trabalho voluntário proporciona crescimento espiritual de quem o realiza, transformando o planeta para melhor, iniciando pela mudança positiva do trabalhador. Deus nós dá a oportunidade de um trabalho voluntário porque nos ama e quer que sejamos felizes.
Retorno do trabalho voluntário:
- Quem acende uma luz é o primeiro a se iluminar. O primeiro beneficiado é quem faz o trabalho e quem recebe é o segundo beneficiado.
- Traz paz no coração, consciência tranqüila.
- Nos aproxima de Jesus e de nosso espírito protetor.
- O bem que se faz retorna para nós.
Perguntar que trabalho voluntário as crianças fazem ou gostariam de realizar. Em nossa casa muitas crianças já realizam trabalho voluntário. É o momento de incentivá-las e estimular os demais a se imaginarem realizando um trabalho voluntário no futuro.
Obs.: foi uma aula muito especial, onde os evangelizandos perceberam que a grande maioria dos trabalhos realizados na Casa Espírita são feitos por pessoas que não recebem salário para praticá-los, inclusive os evangelizadores.
Prece de encerramento.
Sugestão: segundo ciclo.