Trabalho
Prece inicial
Primeiro momento: contar a história “Greve Geral”.
Obs.: a história foi contada com a interferência dos evangelizandos de uma maneira bastante divertida, que envolveu a todos. Na parte final (O que aconteceu a seguir foi que ele ouviu um grande barulho: TRRRRRIIIIMMMM!!), sugere-se que o evangelizador leve um despertador daqueles bem barulhentos e acione. O efeito foi bem interessante e as crianças gostaram. Mesmo que alguma criança adivinhe no meio da história que o personagem estava sonhando, o evangelizador não deve revelar, e sim aproveitar a resposta da criança ao final.
Segundo momento: conversar com as crianças sobre as lições da história.
Que todas as profissões são importantes e necessárias.
Que as profissões estão ligadas entre si, dependendo umas das outras (e se o médico tivesse que fazer o pão pra comer, costurar o próprio sapato, fazer seus móveis? Ele não teria tempo para estudar e atender seus pacientes).
Que ninguém vive sozinho, umas pessoas precisam das outras, por isso vivemos em sociedade.
Terceiro momento: o evangelizador deverá levar alguns exemplares de O Livro dos Espíritos e solicitar que as crianças localizem, em duplas, a questão 675 e copiem no caderno. Se houver necessidade o evangelizador poderá auxiliar.
675. Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais? Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.
Indagar:
O que é ocupação? Atividade, tarefa que executamos.
O que é ocupação útil? Atividade que traz algum benefício para alguém ou tem uma finalidade proveitosa.
Pedir que as crianças dêem exemplos de ocupações úteis: boa leitura, auxiliar alguém, estudar, realizar o evangelho no lar, brincar, assistir um bom filme.
Deus quer que trabalhemos? Sim, porque trabalho não é castigo, mas sim oportunidade de progresso, de evolução, e conseqüentemente busca da felicidade. É através do trabalho que acontece o progresso do ser humano, pois o trabalho visa conservar o corpo e desenvolver o pensamento; também através da convivência com outras pessoas há um crescimento pessoal e coletivo, pois uns aprendem com os outros.
Quarto momento: escrever uma “cartinha”, imaginando como será a vida profissional quando tiver em torno de 30 anos. Sugerimos alguns itens como roteiro.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.
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