* Certo dia, Alex acordou e foi lavar o rosto. Percebeu que não tinha água. Resolveu comprar um pão fresco para o café. Desceu do prédio onde morava e reparou que o porteiro não tinha vindo. Ao chegar à calçada do prédio onde morava notou que o lixo não havia sido recolhido.
Cláudia Schmidt
* Chegou na frente da padaria e reparou que estava fechada. Também o mercadinho ao lado estava com as portas fechadas.
* Voltou pra casa, pois precisava se arrumar para o trabalho. Quando entrou em casa, reparou que tudo estava uma bagunça. Chamou por Diva, a secretária, mas logo descobriu que Diva não tinha vindo trabalhar.
* Resolveu ir trabalhar. Seu trabalho era longe, caminhou até o ponto de ônibus que ficava a duas quadras. Notou que as lojas estavam fechadas. Quando chegou na parada, alguém lhe disse que hoje não passaria nenhum ônibus, pois a cidade toda estava em greve. Era uma greve geral.
* Tentou tomar um táxi e comprar um comprimido para dor de cabeça na farmácia, mas nenhum táxi passou e a farmácia estava fechada. Teve que ir a pé ao trabalho.
* Alex trabalha em uma fábrica que industrializa e embala leite. Quando chegou, Alex descobriu que nenhum de seus colegas havia ido trabalhar. Estava tudo fechado. Naquele dia, nenhum litro de leite foi embalado.
* Voltou para casa a pé, e no caminho viu que o hospital estava fechado e havia uma longa fila de pessoas doentes esperando o hospital abrir.
* Caminhou mais um pouco e reparou que as folhas das árvores faziam um tapete na calçada, tornando-a escorregadia. Também as ruas estavam cheias de folhas e de lixo.
* Lembrou-se no caminho, que estava quase sem dinheiro e resolveu ir ao seu banco. Mas nã0 conseguiu entrar porque os bancários estavam em greve também
* Voltou para casa, tentou ver televisão, mas não tinha luz.
Que vocês acham que ele poderia fazer? (as crianças respondem).
Mas não foi isso que aconteceu.
O que aconteceu a seguir foi que ele ouviu um grande barulho: TRRRRRIIIIMMMM!!
Ele estava sonhando. Acordou. Mas ele aprendeu uma grande lição. Qual foi? (as crianças respondem).