Cuidar do Corpo e do Espírito 02

         Objetivo: refletir sobre a necessidade e dever de cuidar bem do corpo físico e do Espírito imortal; o corpo físico é um instrumento para os aprendizados do Espírito.

         Primeiro momento: música de acolhida e prece inicial.

         Segundo momento - introdução: todos nós somos Espíritos imortais, criados por Deus para a felicidade. Para que possamos conquistar essa felicidade, Deus nos dá, em cada existência, um presente valioso, sem o qual não poderemos habitar aqui na Terra. Vocês sabem que presente é esse? Nosso corpo físico, que nos serve como instrumento de progresso. Cuidar dele é um dever que nos compete perante Deus, pois a nossa alma se utiliza dele para evoluir, ambos estão ligados entre si.
         Os Espíritos dizem que devemos amar a nossa alma e cuidar igualmente do nosso corpo, pois o nosso corpo físico é um instrumento maravilhoso que apresenta as condições necessárias para que nós, Espíritos que somos, possamos aprender e evoluir. Nós somos Espíritos e estamos habitando um corpo físico. Mas afinal o que é um instrumento?
         a) O que é um instrumento? Aparelho, objeto ou utensílio que serve para executar uma obra ou trabalho.
         b) Cite alguns instrumentos e sua utilidade. Ex.: enxada que serve para carpir; talheres para nos alimentarmos. Quando dizemos que o corpo é um instrumento da alma, é porque sem o corpo físico a alma não consegue evoluir aqui na Terra (plano físico).
         c) Será que os cuidados que temos com o corpo físico influência no nosso Espírito? Sim. Tudo aquilo que fizermos que prejudica a nossa saúde física, é prejudicial à nossa alma, terá efeitos negativos na nossa vida espiritual. É como se alma tivesse um instrumento defeituoso para executar uma tarefa, que é evoluir.

         Terceiro momento: contar a adaptação da história O Bicho Preguiça, da autora Célia Xavier Camargo com um PowerPoint.
         Obs.: história adaptada para evangelizandos do terceiro ciclo.

         Quarto momento - atividade:
        1 - Primeiro queremos saber porque vocês acham que colocamos imagens de meninos diferentes? Porque essa história pode acontecer com qualquer pessoa, menino, menina, jovem, inclusive com uma pessoa adulta.
        2 - Vamos auxiliar o personagem da nossa história a identificar os cuidados com o corpo e o Espírito? Solicitar que os evangelizandos peguem papel e caneta. Escrevam do nr. 01 ao 13, um abaixo do outro. Dizer que vamos projetar (ou ler) frases e eles deverão escrever, ao lado do número, se refere-se a cuidado com o corpo ou cuidado com o Espírito. Ao final, vamos colocar o gabarito. O evangelizador poderá fazer pequenos comentários reforçando o entendimento.
         C = Cuidado com o Corpo
         E = Cuidado com o Espírito

         Gabarito:
         1. Espírito
         2. Corpo
         3. Corpo
         4. Espírito
         5. Corpo
         6. Espírito
         7. Espírito
         8. Espírito
         9. Espírito
         10. Corpo
         11. Espírito
         12. Corpo
         13. Corpo

         Frases:
         1. Conhecer a si mesmo e corrigir-se.
         2. Lavar as mãos para evitar o contágio de doenças.
         3. Praticar atividades físicas diariamente para manter-se saudável.
         4. Fazer o bem a todas as pessoas, através da prática da caridade.
         5. Escovar os dentes, após as refeições.
         6. Fazer o Evangelho no Lar.
         7. Ler livros edificantes. (consolo, esclarecimento, esperança).
         8. Fazer preces.
         9. Vigiar os pensamentos, sentimentos e atitudes.
         10. Alimentar-se saudavelmente. Frutas, verduras, não comer em excesso, principalmente doces, frituras.
         11. Participar da evangelização.
         12. Manter as unhas cortadas e limpas.
         13. Tomar banho diariamente.

         Quinto momento: após a apresentação do gabarito, o evangelizador poderá fazer pequenos comentários reforçando o entendimento de algumas frases.
         *Participar da evangelização. Por que é importante? Sim, por quê? Auxilia a fazer melhores escolhas apresenta um caminho seguro a ser seguido, através da D. E. à luz dos ensinamentos de Jesus. Como vocês estão participando dos encontros online? Com o corpo? Ou com o corpo e o Espírito?...
         *Por que é necessário realizar atividades físicas diariamente? Para manter a saúde do nosso corpo físico saudável e diminuir o risco de doenças, pois muitas das doenças são causadas pelo sedentarismo (Nosso corpo precisa de movimento/ No Mínimo 150 minutos de Atividades Físicas Semanais para ser considerado uma pessoa Ativa) 20 minutos por dia.
         *Fazer o bem a todas as pessoas, através da prática da caridade. Falar dos tipos de caridade que está ao alcance de todos nós.

         Sexto momento - conclusão: vamos fazer uma representação para vocês. Importante olharem para as minhas mãos. Quando reencarnamos ganhamos um corpo físico novo, esse presente de Deus, que é a morada do Espírito imortal. Estamos aqui encarnados para desenvolvermos as virtudes como o amor, a paciência, a solidariedade, a honestidade, que nos levarão a conquista da verdadeira felicidade. O nosso corpo físico é o instrumento que precisamos para desenvolvermos essas virtudes. Cuidar do corpo físico e do Espírito é um dever de todos nós, pois precisamos de ambos para aprender e evoluir, cumprindo assim a nossa missão aqui na Terra. Quando desencarnamos, o nosso corpo físico virá pó e o nosso Espírito, que é imortal, vai para o Mundo Espiritual e aquelas virtudes que conquistamos enquanto encarnados, acompanham o Espírito, é a nossa bagagem espiritual.
         Obs. 01: usamos meia e as mãos para representar o corpo físico e o Espírito.
         Obs. 02: com crianças menores poderá ser utilizada a história original O bicho preguiça da autora com um PowerPoint.

         Sétimo momento: leitura de um trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo (sugestão Capítulo 17, Sede Perfeitos, item 11) e Prece de Encerramento.

         ...É preciso cuidar de ambos. Amai, pois a vossa alma, mas cuidai também do corpo.




[Terceiro Ciclo]