(IMAGEM 01) - O Bicho Preguiça

         (IMAGEM 02) - A preocupação da mãe de Caio era conseguir educar seu filho, tornando-o alguém de bons sentimentos, que gostasse de estudar e de trabalhar honestamente. Se alcançasse esses objetivos, sabia que a sua missão de mãe nessa existência, estava cumprida.

         No entanto, Caio era um garoto que amava a vida boa, sem responsabilidades, nem deveres. Preguiçoso, evitava todo tipo de esforço físico e mental. Achava uma chatice ser obrigado a frequentar a escola e gostava ainda menos de fazer qualquer serviço que a mãe lhe pedisse. E ela brincava, dizendo:

         - Você parece um bicho preguiça, meu filho!

         Mas Caio não se importava de ser chamado assim. Gostava mesmo era de se divertir com os amigos e jogar no computador.

         Certo dia, a mãe o chamou para tomar banho. Ele foi para o banheiro resmungando:

         - Ah, mãe! Por que é que sou obrigado a tomar banho?

         A mãe respondeu com paciência:

         - Porque é necessário, meu filho! Já pensou como seria se não tomasse banho todos os dias? Em pouco tempo, estaria sujo, malcheiroso e ninguém iria querer se aproximar de você.

         - Ah! E se, mesmo assim, eu não quiser tomar banho? – (respondeu o menino contrariado).

         - Estaria sujeito às doenças, em virtude dos microorganismos, das bactérias, que proliferam na sujeira, dos vírus que estão em toda a parte. Quer arriscar?

         O garoto ficou pensando...

         (IMAGEM 03 ) - Depois de observá-lo por alguns instantes, vendo que não estava convencido, a mãe continuou:

         - Caio, olhe para você! Já pensou na maravilha que é seu corpo?

         - Meu corpo?! (O menino levantou a cabeça, interessado).

         - Sim, meu filho. Deus lhe deu um corpo físico. Você enxerga, ouve, caminha, tem saúde... Pense em tudo que você consegue fazer usando o seu corpo físico...

         O garoto pensou um pouco e lembrou:

         - Minhas pernas são fortes e me levam onde quero ir. Com meus braços posso jogar com os meus amigos online...

         - Isso mesmo, meu filho.

         - Sou inteligente e aprendo com facilidade, quando quero. Escuto muito bem e falo direito.

         - Sim, Caio. Deus, que é um Pai justo e bom, nos dá em cada existência, um corpo físico de acordo com as nossas necessidades, para que possamos evoluir. Mas já pensou na responsabilidade que temos com o nosso corpo físico?

         - Responsabilidade?

         - (IMAGEM 04) - Sim, meu filho. Lembra quando você ganhou de presente, o teu celular? Você ficou muito feliz e cuida dele para não quebrar ou estragar, não é verdade?

         - É verdade mãe, foi um dos presentes que mais gostei - lembrou o garoto. Mas o que o meu celular tem a ver com o meu corpo físico?

        (IMAGEM 05) - Meu filho, os bens materiais, podem ser substituídos ou consertados. Porém recebemos, em cada existência, um corpo físico, que serve como um instrumento para que o nosso Espírito possa aprender e evoluir. O nosso corpo físico é o maior presente que podemos receber na vida. Como acha que deve tratar teu corpo?

         - Não havia pensado nisso, mamãe. Estou começando a pensar que devo cuidar melhor do meu corpo físico, para que ele fique saudável.

        - Exatamente, Caio. Conservando teu corpo, ele sempre estará bem e você poderá usá-lo para fazer muitas coisas boas e saudáveis. E se o nosso corpo físico, que é passageiro, precisa de nossa dedicação e cuidados, que não exigirá o Espírito, que é imortal?

         - Terei de lavar o Espírito também? – perguntou o menino, rindo.

         - (IMAGEM 06) - De certa maneira sim, meu filho. Porém, se desejamos ser melhores, seguirmos os ensinamentos de Jesus, temos que limpar a alma usando boa-vontade e perseverança. Temos que cuidar de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, para que eles fiquem sempre limpos, assim estaremos progredindo moralmente e espiritualmente. Devemos cuidar do Espírito e igualmente do nosso corpo, pois o nosso corpo físico é um instrumento maravilhoso que apresenta as condições necessárias para que nós, Espíritos que somos, possamos aprender e evoluir.

         O menino calou-se, refletindo sobre tudo o que tinha ouvido. Depois concluiu sorridente:

        - (IMAGEM 07) - Tem razão, mãe. Vou tomar um banho caprichado! Não quero ser um bicho preguiça. Também quero começar a participar das aulas de evangelização, lá naquela casa espírita, que a prima Clarice me falou. Acho que vou aprender mais sobre como cuidar do meu Espírito.

         Assim Caio aprendeu a importância de cuidar do corpo e do Espírito.