
Cuidar do Corpo e do Espírito 01
Objetivo: refletir sobre a necessidade e dever de cuidar bem do corpo físico e do Espírito imortal; o corpo físico é um instrumento para os aprendizados do Espírito.
Primeiro momento: música de acolhida e prece inicial.
Segundo momento: introdução - iniciar o encontro fazendo uma rodada de conversa para introduzir o assunto.
Todos nós somos Espíritos imortais, criados por Deus para a felicidade.
Para que possamos conquistar essa felicidade, Deus nos dá, em cada existência, um presente valioso, sem o qual não poderemos habitar aqui na Terra. Vocês sabem que presente é esse? Nosso corpo físico, que nos serve como instrumento de progresso. Cuidar dele é um dever que nos compete perante Deus, pois a nossa alma se utiliza dele para evoluir, ambos estão ligados entre si.
Os Espíritos dizem que devemos amar a nossa alma e cuidar igualmente do nosso corpo, pois o nosso corpo físico é um instrumento maravilhoso que apresenta as condições necessárias para que nós, Espíritos que somos, possamos aprender e evoluir. Nós somos Espíritos e estamos habitando um corpo físico. Mas afinal o que é um instrumento?
a) O que é um instrumento? Aparelho, objeto ou utensílio que serve para executar uma obra ou trabalho.
b) Cite alguns instrumentos e sua utilidade. Ex.: enxada que serve para carpir; talheres para nos alimentarmos. Quando dizemos que o corpo é um instrumento da alma, é porque sem o corpo físico a alma não consegue evoluir aqui na Terra (plano físico).
c) Os cuidados com o corpo físico influi na alma? Sim. Tudo aquilo que fizermos que prejudica a nossa saúde física, prejudicial à nossa alma, terá efeitos negativos na nossa vida espiritual.. É como se alma tivesse um instrumento defeituoso para executar uma tarefa, que é evoluir.
Para exemplificar, levar dois garfos de plástico. Um com todos os dentes e outro não.
Terceiro momento: vocês sabem o que é uma psicografia? É uma mensagem recebida dos Espíritos, através dos médiuns. Para que possamos entender a importância de cuidarmos bem do corpo físico e do Espírito, vamos escutar a adaptação de uma psicografia que foi recebida aqui no GESM. Colocar uma música suave e fazer a leitura.
Cuidados com o corpo e a alma
É muito importante a atenção que devemos dispensar à saúde do corpo. Cuidar da higiene e descansar, quando necessário, são atos de gratidão pela vida.
Nesse momento, em que o mundo enfrenta uma pandemia viral, importante ter ainda mais respeito à própria vida e a vida do semelhante.
Quando a pandemia passar, a natureza reencontrará seu equilíbrio e ficarão os aprendizados, pois são conquistas evolutivas.
Entretanto, em todos os tempos é necessário o cuidado da alma, que muitas vezes esquecemos de realizar. Devemos higienizar as mãos com água e sabão, mas também manter a higiene mental, ou seja, ter bons pensamentos, pensamentos de saúde, de alegria, de respeito, de gratidão.
Evitemos sair de casa, se não for necessário, para evitar ficar doente, e também ter o cuidado em falar sempre a verdade e utilizar palavras que tragam bem-estar e harmonia.
Devemos lavar os objetos e as mãos, sem esquecer que eles são meios de servir e aprender.
As máscaras são importantes para minimizar a situação de risco, mas não podemos deixar de usar os nossos talentos em favor de nós mesmos e dos outros.
Cuidem dos outros e cuidem de si mesmos. Importante respeitar o próximo e a si mesmo, sem esquecer a saúde da alma.
Temos que vigiar nossos pensamentos para não sermos influenciados por Espíritos que ainda não cumprem a Lei de Deus. Eles são irmãos ainda conduzidos pelo ódio, rancor, desprezo, inveja, ciúme e desejo de vingança, que querem contaminar nossos pensamentos e desequilibrar nossa alma.
Higiene e oração.
Cuidado e trabalho.
Paz da consciência e saúde, do corpo e da alma.
E não se esqueçam que, como a tempestade, tudo passa e o sol volta a brilhar.
Apesar das dificuldades, temos que seguir trabalhando, orando e realizando aquilo que é possível.
Saúde e Paz!
Adaptação de Claudia Schmidt da psicografia recebida do Grupo Espírita Seara do Mestre em 07.08.09, por Antonio Nascimento, Espírito comunicante Josué.
Clique aqui para ver a psicografia original.
Quarto momento: agora que ouvimos essa psicografia que foi recebido em 07/09/2009, alguns talvez não tinham nascido, mas que é bem atual, que já alertava da importância dos cuidados com o corpo físico e o Espírito. Vamos formar grupos e fazer pequenos cartazes dos cuidados que temos que ter com o corpo físico e com o Espírito. Os evangelizadores poderão auxiliar na confecção dos cartazes, se necessário.
*Levar cartolina colorida em formato a4 para os cartazes.
Subsídio ao evangelizador - cuidados com o corpo físico:
Lavar as mãos, cuidar ao tossir, manter as unhas cortadas e limpas, escovar os dentes, cortar o cabelo, tomar banho, tomar vacinas, fazer corrida, pular corda, fazer caminhada, alimentação saudável, andar de bicicleta, realizar exercícios físicos aeróbicos como polichinelos, usar escadas ao invés de elevador, realizar alongamentos todos os dias para manter a flexibilidade.
*Após a apresentação dos cartazes com os cuidados do corpo físico, fazer os exercícios.
Solicitar que todos fiquem em pé, que vamos fazer alguns exercícios físicos, que tem como objetivo mostrar a importância da atividade física para o corpo.
Correr parado leve, moderado e intenso
Fazer 10 polichinelos
Alongamento global
Subsídio ao evangelizador - cuidados com o Espírito:
Cuidar os sentimentos, pensamentos, realizar boas ações, ter boa conduta, fazer preces, fazer o Evangelho no Lar, participar da evangelização, ler livros com mensagens positivas, assistir filmes com reflexões interessantes, escutar músicas edificantes (que instruir, traz uma mensagem positiva, estudar), meditação (é esvaziar a mente, momento reservado para a reflexão e o silêncio, fora da agitação e ruído da vida diária; nos ajuda a relaxar, a memoria, a concentração, dormimos melhor).
*Fazer alguns minutos de meditação. Pedir que todos fechem os olhos, manter a coluna ereta, respirar normal. Colocar uma meditação guiada pela Liamara Nascimento.
Meditação em 1 minuto - Áudio em português.
Quinto momento: conclusão - cuidar do corpo físico e do Espírito é um dever de todos nós, pois precisamos de ambos para aprender e evoluir.
Sexto momento: leitura de um trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo (sugestão Capítulo 17, Sede Perfeitos, item 11) e Prece de Encerramento.
[Terceiro Ciclo]