Respeito à propriedade alheia II
Prece inicial
Primeiro momento: perguntar o que significa PROPRIEDADE ALHEIA. É aquilo que pertence ao outro, a outra pessoa. Dar um exemplo prático de coisas que diz respeito aos evangelizandos: de quem é o estojo que estou segurando, a quem pertence a cadeira que estão sentados, a mesa (a casa espírita), etc.
Segundo momento: contar a história A lição do seu Joaquim.
Obs.: os números da história correspondem as imagens da apresentação.
Clique aqui para ver PowerPoint sobre a história.
Terceiro momento: conversando sobre a história.
* Perguntar o que entenderam da história.
* A atitude dos meninos foi correta? Não.
* Eles se arrependeram? Sim. Por que? Perceberam que estavam errados. Mesmo que ninguém esteja olhando, sempre devemos fazer as coisas certas. Somos responsáveis pelas nossas atitudes e respondemos por elas.
* Se fazermos algo escondido, quem é que sempre vai saber o que fizemos? Deus.
* Qual a lição que seu Joaquim ensinou as crianças? Respeitando o que é dos outros, estaremos aprendendo a respeitar a natureza, patrimônio que é de dados os seres criados por Deus.
Quarto momento: conversando sobre o tema da aula. Explicar a atividade, solicitando que eles prestar atenção a toda a frase, antes de responderem.
* Se alguém nos dá um troco errado como devemos agir?
* Se a minha evangelizadora dá um chocolate para cada criança, e eu gostei tanto que gostaria de comer outro. Vejo que sobrou dois e a evangelizadora não vai perceber se eu pega um. Como devo agir?
* Eu ganho uma caixa de leite ao final da aula de evangelização. Guardo na minha bolsa e digo que não ganhei, só para ganhar outra, estou agindo corretamente?
* Meu colega deixou cair um dinheiro no chão e não viu. Eu percebo, o que devo fazer?
* Perto de minha casa tem uma pracinha, que as crianças gostam muito de jogar bola. As pessoas que passam jogam o lixo no chão (papel de bala, casca de frutas, palitos de picolé). Eu também posso jogar afinal tudo já esta ficando muito sujo. Estou agindo corretamente?
Posso reunir meus amigos e colocar placas pedindo para as pessoas serem mais educadas, explicar que o lugar do lixo é na lixeira. Reunir a turma e fazer um mutirão de limpeza (mutirão: trabalho em conjunto gratuito, em beneficio de uma pessoa, ou várias).
* No centro espírita que participo, todos se ajudam para que o ambiente seja o mais limpo possível. O que posso fazer para ajudar? Colocar o lixo na lixeira, o papel higiênico no sexto do lixo, levar o copo do suco na cozinha, colocar a cadeira no lugar, não estragar as cadeiras ou riscas nas mesas. É um patrimônio de todos os que frequentam o centro espírita.
* Minha cidade tem muitas árvores nas calçadas. Hoje eu tive um problema na escola, estou indo embora e para descarregar a minha raiva vou quebrar os galhos das árvores e arrancar as flores das casas até chegar a minha casa. Estou certo? Não, e com certeza vai se sentir mais infeliz ainda, pois destruirá a natureza, patrimônio de todos os seres, criada por Deus, para que pudéssemos viver em nosso planeta.
* De quem são as ruas, as praças, as escolas, os templos religiosos, os órgão públicos? O patrimônio público é construído com o dinheiro dos impostos pago pelas pessoas.
Imposto: quando compramos algo, usamos um serviço, uma parte vai para o governo através do que chamamos de impostos. Com este dinheiro é que são construídos os patrimônios públicos.
* Quando pedimos algo emprestado, como devemos devolver?
Temos que respeitar o que é dos outros, para que os outros também respeitem o que nos pertence. Jesus, nosso Mestre, ensinou que seríamos responsáveis por todos os nossos atos e que deveríamos fazer ao próximo o que gostaríamos que ele nos fizesse.
Quinto momento: sugestões de atividades.
1 – Desenho para pintar e completar.
2 – Fazer um cartaz com recortes de revistas, onde apareçam patrimônios públicos, casas, natureza e escrever uma frase sobre o tema da aula.
Prece de encerramento
Sugestão: primeiro ciclo.
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