Respeito aos animais III
Prece Inicial
Obs.: esta aula poderá ser utilizada a partir do jardim, o evangelizando poderá aprofundá-la de acordo com o ciclo. Para as crianças menores sugere-se começar a aula levando figuras de animais, explicando que cada animal tem seu local preferido para viver, bem como se alimentam de comidas variadas. Os animais de estimação precisam de cuidados especiais e muito amor (citar os cuidados: alimentação adequada, água limpa, vacinas e muito carinho); TODOS os animais merecem o nosso RESPEITO, pois são nossos companheiros de jornada, foram criados por Deus e tem um papel muito importante na nossa vida e na natureza como um todo.
Clique aqui para ver sugestão de desenho feito por Eduarda Johann Scholl, evangelizanda do terceiro ciclo do Grupo Espírita Seara do Mestre, que pode ser utilizada para introduzir a aula ou como atividade para crianças menores.
Primeiro momento: explicar que todos os animais são criados por Deus, assim como nós, e possuem direitos, como os seres humanos. E que nesta aula vamos conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que foi proclamada pela UNESCO, em sessão realizada em Bruxelas, na Bélgica, em 27 de Janeiro de 1978. A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e foi fundada em 16 de novembro de 1945, possuindo sede em diversos países.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS.
Segundo momento: dividir a turma em pequenos grupos, distribuindo um ou dois artigos para cada grupo. Os grupos devem ler atentamente o(s) artigo(s) e conversar entre si. Neste momento, o evangelizador deve passar em cada grupo, esclarecendo as dúvidas que surgirem. Os grupos poderão anotar as conclusões.
Obs.: levar os artigos escrito em tamanho maior em cartolinas coloridas para que possam ser utilizados na atividade final.
Terceiro momento: fazer um círculo, e pedir que os grupos leiam o(s) artigo(s) e expliquem aos demais colegas o que entenderam. As crianças que não fazem parte do grupo que está apresentando, depois de finalizada a apresentação, podem dar sua opinião e fazer perguntas. O evangelizador deve complementar as explicações, se houver necessidade.
Quarto momento – atividade: fazer um grande cartaz, onde serão colados todos os artigos que compõe a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Se sobrar tempo, os evangelizandos podem desenhar animais e colar no cartaz. Outra idéia é que o evangelizador leve gravuras de animais para que os evangelizandos recortem e colem no cartaz. Pode ser exposto na sala de aula ou em outro local no Centro Espírita para que os freqüentadores conheçam a Declaração.
Prece de encerramento