Prece Inicial
Primeiro momento: contar uma história que fale dos sinais de Deus, sugerimos uma das duas citadas abaixo, retirada do site: www.momento.com.br.
O universo é um grande pensamento.
Sussurro de Deus
Segundo momento: conversar acerca da história, lembrando que poucas vezes paramos para apreciar a obra de Deus. Para que possamos observar, valorizar e agradecer tudo o que Deus criou precisamos estar atentos ao mundo em que vivemos. Estamos rodeados da obra divina (os sinais da existência de Deus), basta que atentemos para a beleza da natureza, dos mundos, do Universo.
Terceiro momento: pedir que desenhem uma parte da criação divina, um sinal de Deus. Enquanto os evangelizandos realizam a atividade, pode ser colocada uma música de fundo, que fale da beleza da criação e/ou do amor de Deus. Sugerimos o CD Cancioneiro Espírita – Volume 3 – música 17 – Tudo é belo na natureza. Essa e outras músicas espíritas podem ser baixadas gratuitamente no site do Cancioneiro: www.cancioneiro.com.br.
Quarto momento: cada evangelizando irá mostrar ou dizer o que desenhou, comentando/explicando por que consideram o que desenharam como um sinal da obra e do amor de Deus (não foi criado pelo homem, não poderia ter sido criado pelo ser humano).
Obs.: ao final, o evangelizador poderá mostrar gravuras/desenhos coloridos ou um PPS com coisas que Deus criou. Enquanto mostra as figuras deve comentar as cores, as formas, a beleza, a diversidade e a perfeição da obra divina, fazendo-os pensar na grandeza e bondade do Criador de todas essas coisas.
Quinto momento: perguntar se toda a criação de Deus poderia ser obra do acaso? Por quê? Não há efeito sem causa. Tudo que existe tem um Criador, se não é obra do homem, é obra de uma inteligência maior. Deus é invisível, mas sua presença é evidente por suas obras. Só Deus pode criar, mas nós podemos valorizar a sua obra. Deus cria o tempo, nós o valorizamos. Deus cria a natureza, os animais, e nós devemos respeitar e valorizar, Deus criou a água e o ar e nós devemos cuidar, não despediçando, não poluindo. Devemos cuidar de tudo que Deus, em sua infinita sabedoria e bondade, criou.
Sexto momento: explicar que, segundo o físico Einstein, a probabilidade de que o Universo seja obra do acaso é a mesma de que da explosão de uma tipografia (gráfica) se formasse uma biblioteca toda organizada. A Terra está localizada exatamente no lugar na Via-Láctea que proporciona que ela seja habitada.
Sétimo momento: cada evangelizando deve escrever, na folha em que desenhou a frase EU ACREDITO EM DEUS PORQUE... completando-a com suas ideias. No momento seguinte, deve passar o seu desenho para o colega da sua direita, para que ele escreva na folha do colega a sua resposta para a frase. Ao final, todos terão a resposta de todos, em sua folha, multiplicando o conhecimento.
Clique aqui para ver os desenhos dos evangelizandos.
Oitavo momento: pedir que cada evangelizando pense (sem falar) em alguém que eles amam muito. Perguntar se ajudam aquela pessoa quando ela precisa, se ouvem suas queixas e dificuldades, se desejam que ela seja feliz, se fazem coisas boas (o bem) a ela. Explicar que Deus, que é todo bondade e amor, nos ama, a cada um de um modo especial, muito mais que eles amam a pessoa que pensaram. Ressaltar que Deus existe e nos ama. Ele criou o Universo, o Mundo Material e o Mundo Espiritual. Deus é nosso Pai, e nos ama MUITO.
Clique aqui para ver os subsídios ao evangelizador.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo.