Parábola do Bom Samaritano (Lc, 10:25-37)

          Prece inicial

          Primeiro momento: há muito tempo, na época em que Jesus viveu na Terra, existiam os doutores da Lei, homens que dedicavam a vida estudando os textos religiosos. Eram muito entendidos na Palavra de Deus, nos assuntos relacionados com a religião. Eles perguntavam muitas coisas para testar Jesus, colocá-lo em situação difícil. Numa das vezes, um Doutor da Lei perguntou? Mestre, que devo fazer para possuir a Vida Eterna? Jesus lhe pergunta: O que está escrito na Lei? O doutor da Lei respondeu: A lei diz que é preciso amar a Deus e ao próximo. Então Jesus lhe responde que ele deve fazer aquilo e viverá. Mas o doutor ainda insiste: "quem é o meu próximo"? E aí que Jesus conta uma Parábola, para explicar quem é o próximo.

          Segundo momento: vocês sabem o que são Parábolas? Ouvir as respostas e complementar se necessário.

          Terceiro momento: contar a Parábola do Bom Samaritano.

          Quarto momento: terminada a história, Jesus perguntou ao sábio doutor da Lei:
          - Qual dos três (o sacerdote, o levita ou o samaritano) te parece que foi o próximo do homem que foi atacado pelos ladrões? - Foi o que usou de misericórdia para com ele - respondeu o doutor. - Vai e faze o mesmo - disse-lhe o Divino Mestre.

          Lembram como começou a parábola? O doutor da lei perguntou quem ele deveria considerar seu próximo, a fim de amá-lo. E Jesus contou a parábola e ao final lhe respondeu com outra pergunta? “Quem foi o próximo do homem ferido?” Quem teve amor no coração para ajudar o desconhecido que estava ferido na estrada. E o doutor, que era um judeu (os judeus odiavam os samaritanos), respondeu que foi o samaritano. “Vai e faze o mesmo” - é a ordem eterna do Mestre.

          Sabem como é conhecida essa Parábola? Parábola do Bom Samaritano! Ele foi bom para com aquele homem que ele não conhecia, nem quis saber quem ele era, se era da sua família, da sua religião, se era alguém importante, rico, se poderia lhe pagar pela ajuda. Nada disso! Jesus ensinou que apenas conhecer a Lei de Deus não nos garante a Vida Eterna (a perfeição, a felicidade verdadeira) é preciso cumpri-la integralmente e, também, que o nosso próximo é qualquer pessoa que esteja em nosso caminho; é qualquer alma necessitada de auxílio; é aquele que tem fome, que está desamparado, sozinho, doente, que está sofrendo. E Jesus nos pede todos os dias: “Vá e faça o mesmo”, em toda parte, com quem quer que seja. Aliviar a dor de quem sofre; estar pronto para socorrer com remédio, mas também com carinho, com a companhia, com a palavra amiga! Mas do mesmo jeito que o Bom Samaritano fez! Sem perguntar nada, sem importar se é pobre, rico, se é espírita ou católico, se é judeu ou protestante, se é desta raça ou daquela. Sem exigir reconhecimento, gratidão ou retribuição. Não devemos cultivar preconceitos de raça, de religião ou de cor.

          Quinto momento: encerrar fazendo algumas perguntas para reflexão, quem quiser poderá dar a sua opinião.

          Vocês estão escutando Jesus convidar?
          Onde é que Jesus fala? No coração!
          Vocês estão prontos pra fazer como o Bom Samaritano?

          Prece de encerramento



         



[Dinâmicas]    |    [Imprimir]