Paciência – saber esperar sua vez II

          Objetivo: esclarecer que um conceito de paciência é saber esperar sem demonstrar irritação, desespero e sem agredir os outros com palavras ou atitudes ásperas. Em todas as situações da vida somos convidados a aguardar; a esperar os momentos certos para que nossos desejos sejam satisfeitos. A semente fica na terra, pacientemente aguardando a hora certa para germinar e crescer. Os animais e os homens passam muitos meses se preparando, durante a gestação, para que possam nascer. Cultivar a paciência é educar a vontade, aprendendo a conter os impulsos e a indisciplina para conquistar a alegria de viver bem e em paz. As crianças devem finalizar a aula compreendendo que a paciência é uma característica de um Homem de Bem.

          Prece inicial

          Primeiro momento - Dinâmica da Paciência: espalhar sobre a mesa uma pequena porção de lentilha, arroz e feijão (misturados). Pedir as crianças para colocar os grãos em vidros separados, pegando-os um a um, com a ponta dos dedos. Quando acabarem a tarefa parabenizá-los. Perguntar ao grupo:

          * Se não tivéssemos paciência, teríamos conseguido colocar os grãos no vidro? O que é ter paciência? É saber esperar a sua vez, fazer as coisas com calma, sem brigas ou atropelos.

          * Explicar às crianças que os passarinhos constroem seus ninhos com muito trabalho, mas com muita paciência. Quando encontram palhinhas ou gravetos, carregam-nos, um a um, e juntando-os, vão fazendo seu ninho. Ali a mamãe-passarinho vai colocar os ovinhos, de onde depois saem os filhotes.

          Segundo momento: contar a história A Mágica da Paciência.

          Terceiro momento: montar quebra-cabeça em grupo. A evangelizadora deve embaralhar as peças e deixar sobre a mesa, deixar que as crianças uma à uma, vão montando com paciência, ir observando as reações das crianças e, se necessário, intervir em algumas atitudes.

          Clique aqui para ver o quebra-cabeça usado para crianças do maternal e jardim (pode ser alterado de acordo com a idade da turma).

          Quarto momento - atividade: exercitando a paciência - cada criança receberá uma figura que caracteriza a história e deve pintá-la com pontinhos DE CANETINHAS ou lápis, mas explicar que é só com PONTINHOS, assim estará exercitando a paciência.

          Clique aqui para ver sugestões de imagens para pintar retiradas da internet, utilizadas para contar a história e realizar esta atividade criativa.

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim e primeiro ciclo.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Raquel Erthal do Grupo Espírita Amigos de Chico de Santo Ângelo/RS.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]