O Evangelho segundo o Espiritismo



         Objetivo da aula: esclarecer aos evangelizandos sobre a importância de O Evangelho segundo o Espiritismo, que foi o terceiro livro codificado por Allan Kardec.

         Prece inicial

         Primeiro momento: perguntar aos evangelizandos sobre Allan Kardec (quem foi, o que fez, qual a importância dele para a Doutrina Espírita, etc). Acreditamos que a maioria dos adolescentes já ouviram falar sobre Allan Kardec. Caso haja alguns que participem do grupo de jovens pela primeira vez, peça aos evangelizandos que conhecem a sua biografia relatar o que sabem, complementando quando necessário.

         Segundo momento: como essa aula faz parte de uma sequência de cinco aulas, é importante recapitular o conhecimento aprendido até o presente momento. Se possível, apos os evangelizandos responderem as perguntas abaixo, peça para que digam em poucas palavras o que entenderam que contenha dentro de cada obra. Se for possível o uso de audiovisual, recomenda-se mostrar alguns slides referentes a cada obra e/ou levar uma cópia de cada livro para que o mesmo possa ser manuseado.

         Perguntar aos evangelizandos:

         Qual foi a primeira das cinco obras codificadas por Allan Kardec? O Livro dos Espíritos, que contém a Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857.

         Qual foi a segunda das cinco obras fundamentais que Allan Kardec codificou? O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861.

         Terceiro momento: perguntar, seguindo a sequência de livros que estudamos nas semanas anteriores, qual é o tema da semana? O Evangelho segundo o Espiritismo.

         O que é o livro O Evangelho segundo o Espiritismo?

         Alguns fatos interessantes a serem relatados:

         * O Evangelho segundo o Espiritismo, foi publicado em abril de 1864.

         * Esse livro dá a explicação das máximas morais do Cristo de acordo com o Espiritismo, explorando suas repercussões filosóficas e éticas.

         * Foram reunimos nesta obra os artigos que podem constituir, propriamente falando, um código de moral universal, sem distinção de culto. Nas citações, conservamos tudo o que era útil ao desenvolvimento do pensamento, não eliminando senão as coisas estranhas ao assunto.

         * As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.

         * Entre as cinco obras básicas codificadas por Allan Kardec, é a que dá maior enfoque a questões éticas e comportamentais do ser humano.

         * Kardec se empenha em extrair dos Evangelhos princípios de ordem ético-moral universais, e em demonstrar sua consonância com aqueles defendidos pelo espiritismo.

         * Traz, ainda, um estudo sobre o papel de precursores do cristianismo e do espiritismo que teria sido desempenhado por Sócrates e Platão, analisando diversas passagens legadas por estes filósofos que demonstrariam claramente essa condição.

         Expor o livro e os benefícios desse material para a Doutrina Espírita.

         Clique aqui para encontrar subsídios ao evangelizador.

         Quarto momento - trabalho em grupo: o evangelizador irá dividir os evangelizandos em quatro grupos, dependendo do número de adolescentes. Assim que os grupos forem formados, o evangelizador irá dar uma cópia de uma passagem do livro O Evangelho segundo o Espiritismo para cada grupo. Peça para que eles leiam o material e comentem o mesmo dentro do seu nível de entendimento.

         Clique aqui para encontrar cópias das passagens retiradas de O Evangelho segundo o Espiritismo.

         Quinto momento: pedir para que cada grupo apresente o material para o grande grupo e coloque com suas palavras o que foi percebido no texto

         Sexto momento: esclarecimentos finais sobre O Evangelho segundo o Espiritismo feitas pelo evangelizador.

         * O ensino moral que dele decorre é terreno onde todos os cultos podem reunir-se.

         * As relações sociais que nele se funda obedecem a mais rigorosa justiça.

         * O roteiro que dele se depreende conduz à felicidade vindoura, esclarecendo e consolando.

         * Faculta a compreensão do verdadeiro sentido dos pontos ininteligíveis dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros.

         * As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes dos céus que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho.

         * Quando fazemos o Evangelho no Lar com os nossos familiares, normalmente iniciamos com uma simples e espontânea prece, fazemos a leitura de um pequeno trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo com voz normal, claramente, para que todos possam entender e comentar. Após fazemos vibrações e finalmente a prece de encerramento, agradecendo ao Plano Superior e aos Amigos Espirituais que deram sustentação ao Evangelho no Lar, num clima de paz, amor e harmonia.

         Fonte: www.espirito.org.br

         Prece de encerramento

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, trabalhadora da BUSS - The British Union of Spiritist Societies (Federativa Espírita Britânica).



         


[Dinâmicas]    |    [Imprimir]