Enquanto o Livro dos Espíritos apresenta a Filosofia Espírita, e o Livro dos Médiuns a Ciência Espírita, o Evangelho segundo o Espiritismo oferece a base e o roteiro da religião Espírita.
Fonte: Colaboradores de Cristo
Logo na introdução deste livro, o leitor encontrará as explicações de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina Espírita, a significação de muitas palavras freqüentemente empregadas nos textos do evangelho, a fim de facilitar a compreensão do leitor para o verdadeiro sentido de certas máximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas.
Ainda na introdução, refere-se a Sócrates e a Platão como precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo.
O Evangelho segundo o Espiritismo compões-se de 28 capítulos, 27 dos quais dedicados a explicação das máximas de JESUS, sua concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas situações da vida.
O último capítulo apresenta uma coletânea de preces espíritas, sem entretanto constituir um formulário absoluto, mas uma variante dos ensinamentos dos Espíritos, no campo da moral.
Os ensinamentos que contém são adaptáveis a todas as pátrias, comunidades e raças. É o código de princípios morais do Universo, que restabelece o ensino do Evangelho de JESUS, no seu verdadeiro sentido, isto é, em Espírito e Verdade.
Sua leitura e estudo são imprescindíveis aos espíritas e a todos que se preocupam com a formação moral das criaturas, independe da crença religiosa.
É fonte inesgotável de sugestões para a construção de um mundo de PAZ e FRATERNIDADE.