O céu e o inferno na visão espírita II


         Prece inicial:

         Primeiro momento: indagar o que eles entendem por céu e inferno. Complementar as respostas, esclarecendo que:

          Céu é o espaço que circunda a Terra, particularmente o que está cima do nosso horizonte. A ideia de céu, como um local de eterno gozo e ociosidade é equivocada. Mesmo porque ninguém gostaria de ficar pela eternidade sem nada para fazer, em pouco tempo estaria entediado. Segundo a Doutrina Espírita, céu é um estado de espírito, pois a destinação do Espírito após a morte será de acordo com a sua realidade íntima, suas obras e sua evolução.

          Inferno na concepção de um lugar de eterno sofrimento, onde as pessoas queimam pela eternidade também não é real. Deus não seria bondoso e justo se condenasse seus filhos a penas eternas, sem chance de aprender a fazer certo. Nem nossos pais, que são Espíritos imperfeitos, dão-nos castigos que duram para sempre?

         Da mesma maneira, o umbral não é o inferno dentro da concepção espírita. É uma região do mundo espiritual inferior, por onde estagiam Espíritos infelizes, o qual pode ser analisado de várias formas. No sentido de portal, de passagem para o mundo espiritual, não representa propriamente uma região específica, mas uma porta de entrada no mundo espiritual por onde todos passarão. O umbral também pode representar um estado de alma. Em qualquer lugar, onde o Espírito estiver pensando no mal ou alimentando sentimentos contrários à lei de amor, estará vivendo seu Umbral interior, em virtude da psicosfera mental densa que gera. O umbral também poderá ser um lugar definido. São as regiões inferiores do mundo espiritual formadas pela concentração de Espíritos de baixo padrão vibratório. Os Espíritos infelizes, de acordo com o seu nível evolutivo, quando desencarnam, por uma força de atração semelhante à que a gravidade exerce sobre a matéria, serão conduzidos para esses lugares, onde estarão os Espíritos que desencarnam com a consciência pesada, cheios de culpas, de remorsos; os viciados, que vão em busca da satisfação dos mesmos vícios e gozos que alimentaram na Terra; e os que falharam no cumprimento dos compromissos assumidos antes de reencarnar.

         Segundo momento: distribuir as perguntas abaixo para que sejam respondidas, oralmente, pelos evangelizandos (se forem mais crianças, organizar em duplas). A cada resposta, ou contribuição para a resposta do colega, pode-se dar uma bala ao participante.

         Obs.: a atividade também pode ser feita passando uma caixinha enquanto toca uma música, quando a música para, quem está com a caixinha deve responder a próxima pergunta – as perguntas devem ser respondidas em ordem, para que a matéria possa ser entendida plenamente.

         1 - O céu e o inferno podem ser aqui mesmo na Terra?

         2 - O que é a salvação segundo a Doutrina Espírita?

         3 - A qual religião pertencem os Espíritos que se salvam?

         4 - O que acontece com os Espíritos adiantados após o desencarne?

         5 - O que acontece com os Espíritos atrasados após o desencarne?

         6 - Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?

         7 - Existem penas eternas?

         8 - O que é uma alma penada?

         9 - Peça ao evangelizador que conte uma história relacionada ao tema de hoje.

         Clique aqui para ver a história Céu e inferno íntimos.

         Abaixo alguns subsídios ao evangelizador.

         1 - O céu e o inferno podem ser aqui mesmo na Terra? O céu e o inferno podem ser aqui mesmo na Terra, a depender de nossas atitudes. São estados de alma, que nós elegemos no dia a dia, através de pensamentos, atitudes e palavras.

         2 - O que é a salvação segundo a Doutrina Espírita? LEI DE EVOLUÇÃO. O único determinismo a que está sujeito o Espírito é o da evolução, pois o Universo evolui constantemente, mas o ritmo dessa evolução é ditado por nós mesmos.

         3 - Quem são os que se salvam, e a que Igreja pertencem na Terra? Os que se salvam são os que consolam os doentes e os órfãos em suas aflições; os que se salvam são os que procuram aperfeiçoar-se, corrigindo-se dos seus defeitos; os que se salvam são os que amam o próximo; os que se salvam são os que trabalham pela causa da Justiça e da Verdade, que é a Causa Universal.

         4 - O que acontece com os Espíritos adiantados após o desencarne? São conduzidos as esferas mais elevadas de acordo com o progresso já realizado.

         5 - O que acontece com os Espíritos atrasados após o desencarne? Alguns gravitam um tempo entorno do cenário que viveram: lar, trabalho, meio social; são atraídos para as regiões inferiores do mundo espiritual: vícios, desejos, sentimentos inferiores...

         6 - Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal? O Livro dos Espíritos, questão 642.

         7 - Existem penas eternas? Não existem penas eternas – nem um pai humano não nos deixa de castigo para o resto da vida.

         8 - O que é uma alma penada? Alma penada é uma alma sofredora, que está no mundo espiritual, incerta de seu futuro, e podemos auxiliá-la através de uma prece.

         Clique aqui para ver mais subsídios ao evangelizador.

         Clique aqui para conhecer um Power point sobre o Céu e inferno na visão espírita, retirado da página www.searadomestre.com.br

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]