Prece inicial
Primeiro momento: arrumar o ambiente – levar tapete e almofadas, organizando um ambiente descontraído e acolhedor. Pedir que os evangelizandos sentem no tapete, confortavelmente.
Segundo momento: conversar sobre livros e leitura (todos sentados no tapete).
O que aprendemos nos livros? Ler é viajar, ler é diversão, entretenimento e construção do conhecimento e da cultura de cada leitor.
Os livros nos ajudam a evoluir? Como? Sim, eles são fontes de pesquisas, fazem refletir, dão conhecimento doutrinário espírita e apresentam situações, vivências de outras pessoas com as quais podemos aprender.
Como deve ser um bom livro? Interessante (assunto que o leitor goste), esclarecedor (acrescentar algo a vida de quem lê) e envolvente (deve prender o leitor na leitura).
Que tipo de livros agrada a vocês?
Que benefícios as boas histórias trazem para vocês? Divertem, instruem, esclarecem, consolam, trazem esperança e boas lições espirituais.
Terceiro momento: encapar um livro com folha de ofício para que ele tenha como título “Livro Espírita”, em letras bem grandes. Questionar os evangelizandos:
O que é um livro espírita? Um livro espírita é aquele que esclarece, à luz da Doutrina Espírita, situações do nosso dia-a-dia e o faz por meio de estudos, mensagens e histórias.
Para que serve o livro espírita? Estudo, lazer, consolo, esperança, esclarecimento, mostra o caminho do bem.
Como deve ser um bom livro espírita? Trazer uma mensagem de consolo e esperança, de reflexão, que nos auxilie a fazer boas escolhas.
Quais os tipos de livros que vocês conhecem?
Alguém já leu algum livro espírita?
Como devemos escolher os livros que vamos ler? Alguém que confiamos pode indicar, um amigo pode emprestar o livro, escolher em uma biblioteca ou livraria, perguntar para as evangelizadoras/professores.
Quarto momento: lembrar que estamos na Terra para aprender. Deus nos oferece inúmeras oportunidades de aprender, durante a reencarnação. Em nenhum momento da nossa existência podemos desprezar a oportunidade de estudo e aprendizado.
Estudamos quando lemos bons livros, quando ouvimos histórias que trazem lições espirituais/morais e quando observamos os bons exemplos trazidos pelos nossos pais e professores. Continuamos estudando nos grupos de estudo da Doutrina Espírita, quando adultos. Ler é importante, é fonte de aprendizado e de melhoramento moral.
Quinto momento: distribuir livros, à vontade, para que manuseiem, olhem, leiam, se interessem pelos livros. Se possível, o número de livros deve ser bem maior que o número de evangelizandos – pegar emprestado na biblioteca do Grupo Espírita, se necessário.
Incentivar que troquem entre si os livros, comentem porque gostaram ou não daquele livro, leiam em voz alta um trecho ou uma história curta – é um momento de vivência, porque muitos evangelizandos podem não ter quase contato com livros (não tem livros em casa e a escola não incentiva ou não tem uma biblioteca com acervo interessante/adequado à idade deles).
Importante que o(s) evangelizador(es) leve(m) diferentes tipos de livros (espíritas – a maioria, mas alguns não espíritas que tenham boas mensagens) e para idades diversas – alguns mais infantis, outros para adolescentes, jovens e para adultos.
Clique aqui para ver subsidio ao evangelizador.
Sexto momento: o evangelizador prepara/conta uma história dos livros que levou – de preferência uma história com ilustrações, que prenda a atenção.
Sétimo momento - atividade: pedir que cada evangelizando escolha uma das frases abaixo. Levar as frases escritas em pequenos pedaços de papel branco. Levar também tiras de cartolina colorida, do tamanho de um marcador de livros, para que copiem a frase e enfeitem o marcador. Incentivar que façam mais de um marcador e presenteiem alguém, se o tempo da aula permitir.
Clique aqui para ver as frases.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo.
Evangelizadora: Claudia Schmidt.