Lei do Trabalho

Parte 3ª, capítulo III de O Livro dos Espíritos


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história Toda ocupação útil é trabalho.

         Segundo momento: comentários à história, ressaltando a interpretação da questão 675 de O Livro dos Espíritos.

         Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais?

         “Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.”

         Terceiro momento: pedir que os evangelizandos citem situações que envolvam o tema da aula. O evangelizador deverá complementar as ideias, com situações não citadas, como por exemplo:

         * A natureza trabalha sem cessar. Por exemplo: a abelha que fabrica o mel, o bicho-da-seda, as flores que embelezam o ambiente e alimentam outros animais (como a borboleta). Também os animais de estimação exercem importantes tarefas em nossos lares, levando alegria, companheirismo e amizade aos seus donos.

         * O agricultor quando sai a plantar, cuida da plantação e colhe o que plantou dá exemplos de trabalho.

         * Ler um livro ou assistir um filme edificante (instrutivo, esclarecedor, educativo) é trabalhar.

         * Cozinhar com amor é trabalhar.

         * Realizar exercícios físicos, é cuidar do corpo físico e um modo de ocupação útil = trabalho.

         * Estudar é um modo de trabalhar.

         * O evangelizador quando prepara suas aulas está trabalhando.

         * Participar das aulas de evangelização, colaborando com boas atitudes também é trabalho.

         Quarto momento: perguntar se quando dormimos trabalhamos. Esclarecer que o Espírito pode trabalhar e estudar no Mundo Espiritual, enquanto o corpo físico repousa. O repouso do corpo físico também é importante para reparação das forças físicas.

         Quinto momento: concluir que, para qualquer pessoa, a ociosidade (desocupação, preguiça) é uma punição, uma tortura, trazendo consequências negativas para o corpo e o Espírito.

         Sexto momento – atividades:

         1 - Com base na conclusão que TODA OCUPAÇÃO ÚTIL É TRABALHO: descrever (ou desenhar) o trabalho que mais gosta, explicando o motivo.

         2 - Fazer mímicas acerca das profissões, para que o grupo adivinhe a ocupação, dizendo as ferramentas que utiliza naquela tarefa.

         Exemplos: cabeleireiro, dentista, médico, estudante, professor, lixeiro, cozinheiro, operador de computador, pedreiro, carpinteiro, bancário, etc.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo e juventude I.

         


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