Livre-arbítrio e Lei de Causa e Efeito

         Prece inicial

         Primeiro momento: colocar em cima da mesa várias frases (em número maior que o número de evangelizandos) e pedir para que cada evangelizando escolha uma das frases. Em seguida eles devem ler a frase que escolheram, pois no momento posterior terão a oportunidade de trocarem a frase que escolheram por outra frase que ficou na mesa ou com uma frase escolhida por um colega (mas não podem ler previamente a frases do colega ou da mesa). Pedir, então, que pensem se desejam trocar a frase, realizando a troca, se assim desejarem.

          Clique aqui para ver sugestões de frases.

         Segundo momento: contar a história Nossa Casa.

         Terceiro momento: comentários à história.

          Construir a nossa casa é realizar escolhas.

          Nossa casa é a nossa vida passada, presente e futura.

          A nossa vida de hoje é o resultado de nossas atitudes e escolhas feitas no ontem. Tanto quanto nossa vida do amanhã será o resultado das atitudes e escolhas que fizermos hoje.

          Importante fazer o que é certo, fazer o seu melhor. Porque cada atitude tem consequências. Fazer para o outro o que gostaríamos que fizessem pra nós.

         Quarto momento: lembrar que eles escolheram entre as frases que estavam na mesa, e puderam trocar por outra frase. Mas toda escolha tem consequências, assim como as escolhas que fizemos durante nossa vida.

          Livre-arbítrio é a liberdade que temos de escolher, mas que não podemos escolher as conseqüências das escolhas.

          Importante plantar o bem para colher o bem. Quem escolhe o mal, acaba recebendo algo de ruim de volta, mais cedo ou mais tarde.

          Escolher o que é certo e ético nos conduz à felicidade, enquanto escolhas equivocadas trazem sofrimentos.

         Quinto momento: pedir que cada evangelizando comente a frase que escolheu. O evangelizador irá complementar/corrigir os comentários, se necessário.

          Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador:

         Sexto momento: contar a narrativa Uma História Real, comentando, ao final, que tudo de bom ou de ruim que fazemos retorna para nós, mais cedo ou mais tarde, nesta ou em outra reencarnação. A escolha (livre-arbítrio) de quais atitudes teremos (boas ou ruins) é nossa, e através dessas escolhas estaremos elegendo o sofrimento (escolhendo o mal) ou a felicidade (escolhendo o bem) como consequência.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.


                  

[Aulas]    |    [Imprimir]