Lei de Evolução


         Prece inicial

         Primeiro momento: apresentar o vídeo A mais bela historia contada em 3 minutos, que poderá ser localizada no Google.

         * A ideia inicial dos meninos - prejudicar alguém - é legal? Faz parte do “fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem”? Por quê?

         * O dinheiro parecia destinado a ele? Por quê? Era uma benção de Deus? Sim, no sentido de que os meninos foram intuídos, pelos bons Espíritos, a praticarem o bem.

         * Como os meninos se sentiram após ter realizado o bem? Foi uma atitude boa para todos os envolvidos? Como cada um costuma se sentir quando faz uma boa ação? E quando a ação não é legal para todos os envolvidos, como se sentem?

         * Fazer o bem sempre traz boas consequências, às vezes não chegamos a visualizar o resultado, mas ele acontece. Por exemplo, um incentivo sincero – um elogio, gostei do teu trabalho, da tua atitude.

         Segundo momento: distribuir sugestões de situações para serem analisadas. Primeiro, fazer com que todos leiam as situações. Ao final, destinar para cada dupla uma (ou duas) situações. Depois devem ler em voz alta e opinar sobre a situação e sugerir uma solução. Depois que a dupla colocar suas opiniões os demais podem falar.

         Obs.: as evangelizadoras devem motivar a discussão, intervindo apenas quando a sugestão não estiver de acordo com os princípios espíritas de ética e caridade, ou complementando as respostas. As colocações em azul são apenas sugestões da linha de pensamento que pode ser seguida.

         Clique aqui para ver sugestões de situações.

         Terceiro momento: concluir que quando temos dúvida sobre o que fazer frente a determinada situação, devemos indagar a nós mesmos: “O que o Mestre Jesus faria nesta situação?” e tentar fazer como ele, aplicando sempre a máxima fazer aos outros o que queremos que nos façam.

         Prece de encerramento

         Evangelizadora: Claudia.

         Sugestão: terceiro ciclo.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]