1 - Uma moça pensando que o inverno estava próximo e faria muito frio, foi fazer compras. Viu nas vitrines várias opções, lindas roupas, de todo o tipo. Chamou a atenção dela, porém, um lindo casaco de peles. Resolveu entrar para experimentar. Gostou muito do casaco, era exatamente o que ela tinha imaginado para aquecer-se no inverno. Já ia comprá-lo, quando de repente, ouviu uma voz que dizia: - Você vai sair por ai, com um pobre bicho morto enrolado em você? O que você acha que ela fez?

          O que você faria? Por quê? Talvez não haja uma resposta conclusiva, mas devem pensar a respeito. Todo mundo usa, e se todo mundo deixar de usar? Se aplica aos casacos de couro? Sim, também é bicho; ou não, o bicho foi usado pra outro fim, apenas se usou também o couro?

         2 - José é um moço muito educado, ele está estudando para ser juiz. Conhece muito as leis, e já é advogado. Ele costuma ser muito ético e correto em tudo o que faz. José, porém, não defende criminosos, pois ele acha que quem matou alguém merece a pena de morte.Qual a sua opinião a respeito? Ele está correto?

          Todos merecem contar a sua versão dos fatos. Ninguém deve ser condenado antecipadamente. Ninguém tem o direito de tirar a vida do outro, o criminoso pode ter a chance de se arrepender, de expiar e de reparar nesta existência, na Terra, ainda.

         3 - Antonio é governante de um pequeno país, do outro lado do mundo. João também governa um país, que fica ao lado do país de Antonio. O povo dos dois países, apesar de próximos, possuem cultura e religiões diferentes, e não conseguem viver em paz. As provocações são constantes, as fronteiras são vigiadas e várias pessoas morreram porque eles não conseguem respeitar as diferenças que existem entre os povos. Qual a solução?

          Educar o povo para o respeito entre as religiões, iniciando pelo exemplo dos governantes. Talvez demorasse bastante tempo para que eles modifiquem seus pensamentos, mas campanhas pela paz e pelo respeito deve ser feito em ambos os países. O Espiritismo prega o respeito às religiões. Respeitar o que o outro pensa também é caridade. Se queremos que respeitem a nossa crença, devemos respeitar a dos outros.

         4 - André está programando suas férias. Um grande amigo seu o convidou para irem a um safári (viagem com fins de caçar animais esportivamente, ou seja, não para comer e sim por diversão). André ficou pensativo. Responda você, o que André deve dar como resposta ao amigo.

          Não matar é um dos 10 mandamentos. Matar por prazer não é correto. O mandamento “Não matar” inclui não matar bichos, plantas ou pessoas; e se refere também a não maltratar, não bater, não fazer mal aos animais, plantas e pessoas.

         5 - Joana gosta muito de animais. Ela sabe que são seres criados por Deus, e que estão evoluindo, assim como nós, os seres humanos. Ela tem pensado muito em se tornar vegetariana, fazendo uma pequena parte para que menos animais morram. O que você acha disso?

          Pode iniciar comendo menos carne. Informar-se sobre a dieta vegetariana. Terá que substituir as proteínas por outros alimentos. Se todos comerem pouca carne, menos animais serão mortos. No Mundo Espiritual não há a ingestão de outros animais. Nos Mundos mais evoluídos a alimentação é mais fluídica/intangível/não pode ser tocada.

         6 - Pedro mora em um lugar que foi quase completamente destruído por um tsunami. Ele perdeu vários amigos e sua casa. A vida no vilarejo onde ele mora está sendo reconstruída aos poucos. Por que você acha que aconteceu essa tragédia? Como Pedro deve agir neste momento difícil?

          Nada acontece por acaso. São provas (serve para aprendizado) ou resgates, de grupos de Espíritos. É uma oportunidade de praticar a caridade, auxiliando. Se eu fosse um dos desalojados, dos sobreviventes, ia querer ajuda. Orar pelos desencarnados com o tsunami, pois preces são importantes para auxiliar na harmonização dos que desencarnaram e também para dar força e esperança para os que ficaram no plano Terra.

         7 - Havia muitos roubos no bairro do Sr. X. Para se proteger ele comprou uma arma. Uma noite ele ouviu um barulho em casa e encontrou dois ladrões levando a sua televisão. Se você fosse o Sr. X o que faria?

          Não matar, chamar a polícia, sair de casa para não ser morto. O curso de tiro por si só não capacita para uma situação de tensão extrema, é necessário prática e mais preparo profissional. O criminoso conta com o fator surpresa, o que dificulta a reação da vítima. Ter uma arma de fogo é ser fornecedor dos bandidos. Se matar, mesmo em legítima defesa terá que responder a processo para provar que era em legítima defesa. Chegará o dia em que vamos compreender que o bandido é um irmão, um Espírito em desequilíbrio.

         8 - Um menino deixou o seu par de chinelos na beira da piscina do Clube, junto com os chinelos de várias outras pessoas. Quando saiu da água, percebeu que seus chinelos haviam sumido. Seu pai ordenou que ele desse um jeito na situação, por que ele não podia ficar sem chinelos o resto do dia. O que ele deve fazer?

          Explicar ao pai que não roubaria outro chinelo. E viria no final do dia pra ver se não devolveram seu chinelo, quem sabe quem levou se deu conta do engano ou se arrependeu? Não fazer ao outro o que não quer para si.

         9 - A turma estava jogando um torneio de vôlei na escola de Ana. O time adversário sacou, e a bola foi dentro, prejudicando o time de Ana. Mas, antes que todos percebessem que a bola tinha sido dentro, Ana falou: Fora! E gritou tão alto e tão forte, que todos acreditaram que a bola tinha sido fora. O time de Ana ganhou o ponto e a partida. A atitude foi correta? Teve consequências?

          Não foi correta, roubar no jogo não é legal. É ser desonesto. Honestidade deve existir nas pequenas e nas grandes coisas. Não queremos que roubem do nosso time, então não devemos fazer aos outros.

         10 - A turma de Antônia está fazendo uma prova de matemática. Antônia não sabe a resposta da última questão. Ela olha para a prova de Clarissa e vê que a menina já respondeu a última questão. Antônia olha mais uma vez e consegue ver a resposta da colega. Clarissa não percebe o que Antônia fez, mas Gil, que está sentado ao lado de Clarissa, vê tudo. Analise as atitudes de Antônia, Clarissa e Gil.

          Não deve colar. Colar é desonesto. Clarissa foi distraída, ou deu a resposta de propósito? Dar cola Tb é desonestidade. Gil deve contar ao professor? Por quê? Gil deve conversar com Antônia?

         11 - Rafael estava em um aniversário na casa de Antônia. Entrou sozinho em uma sala escura e, sem querer, derrubou um vaso azul, que estava sobre a mesa. Quando a mãe de Antônia ouviu o barulho do vaso quebrado, entrou na sala, mas não havia mais ninguém. Perguntou, então à Rafael, que estava próximo à porta da sala, se ele sabia quem tinha quebrado o vaso. Rafael disse que não tinha sido ele, mas que tinha visto Pedro e Henrique sair da sala depois de ouvir o barulho do vaso quebrado. Rafael agiu corretamente? Sua atitude terá consequências? Como ele vai se sentir depois de ter mentido?

          Consciência pesada, prejudicou alguém. Não sabemos se terá consequências com relação aos outros, mas não fará bem pra ele. Não fazer aos outros o que não quer para si.