Lei de Conservação IV


         Prece inicial

         Primeiro momento: dividir os evangelizandos em duas equipes, com igual número de participantes. Explicar que vamos realizar “uma gincana”, ou jogo, e combinar um prêmio para a equipe vencedora. Em nossa aula levamos uma caixa de bombons sortidos e a equipe vencedora podia escolher primeiro, o bombom. É importante que todos os participantes recebam algo. Outra ideia é dar dois chocolates BIS para equipe vencedora e somente um BIS para a outra equipe.

         Segundo momento: exibir, em um notebook os vídeos CONSCIENTE COLETIVO, que podem ser encontrados no site www.akatu.org.br, no link vídeos. São 10 episódios, todos com o título Consciente Coletivo. Ao final de cada episódio dar 2 minutos para que as equipes se organizem e comentem o que entenderam do episódio. A(s) equipe(s) que comentar(em) de acordo com o tema, ganha(m) um ponto.

         Obs.: importante que o evangelizador assista todos os episódios antecipadamente e, de acordo com a maturidade e a realidade local, retire o que não for adequado.

         Terceiro momento: distribuir as afirmativas abaixo, de maneira que cada equipe seja responsável pela resolução de um número X de questões. Por exemplo, a equipe A responderá as afirmativas ímpares, e a equipe B as afirmativas pares. Entregar uma folha para cada integrante das equipes, para facilitar o trabalho. Entregar também o material em que devem pesquisar, ou seja, um ou dois exemplares de O Livro dos Espíritos, para que pesquisem no Capítulo Lei de Conservação (questões 702 a 727), caso tenham dúvidas.

         Veja aqui as afirmativas a serem distribuídas.

         Veja aqui subsídios para o evangelizador.

         Quarto momento: depois que responderem as questões, e antes de ler as respostas, passar o vídeo: Os Animais Salvam o Planeta.

         Quinto momento: comentar cada questão, complementando com o subsídio e anotando o ponto devido para cada equipe que acertar a resposta.

         Sexto momento: explicar que não só o lixo e a poluição do ar prejudicam o nosso planeta, mas também os pensamentos, as palavras e ações negativas enchem a psicosfera de energias prejudiciais a todos. Palavrões emitem lixo no ambiente, poluindo a psicosfera mental.

         Salientar que é responsabilidade de todos preservar o planeta, amando e cuidando dos animais, plantas e meio ambiente, são obras de Deus, um presente Dele para nós, pois sem a natureza não existe vida física em nosso planeta.

         No futuro próximo, ou em outras existências, colheremos o que plantarmos hoje, isto é, habitaremos o planeta que ajudamos a construir.

         Sétimo momento: distribuir os prêmios aos vencedores da gincana.

         Oitavo momento: pedir que escrevam ou desenhem uma atitude que se comprometem a realizar para preservar o meio ambiente.

         Prece de encerramento

         Evangelizadora: Claudia.

         Sugestão: terceiro ciclo ou juventude.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]