Kardec e a Codificação Espírita - Parte I


         Prece inicial:

         Objetivo: conhecer Allan Kardec e sua importância para a codificação da Doutrina Espírita.

         Primeiro momento - sugestão de dinâmica:
         Material: folha A4, tesouras, cola, grãos diversos, jornais, palitos de picolé, lápis de cor, tinta e demais utensílios que possam auxiliar na criação artística.

         Utilizando-se do artigo "Linha do Tempo - Allan Kardec" fazer uma releitura do seu conteúdo expressando-a de forma diversa.

         O trabalho consiste em separar a linha do tempo em diferentes anos, oportunizando aos jovens que façam um resumo da notícia e construam um cartaz utilizando-se dos materiais mencionados acima. Os evangelizandos, ao resumirem e elaborarem cada cartaz, deverão mencionar o ano do acontecimento para que o leitor possa situar-se no tempo. É importante que o evangelizando assine a sua obra (seu cartaz).

         Segundo momento: após todos os cartazes concluídos, montar a Linha do Tempo, pedindo aos jovens que escolham um nome para a mesma.

         Observação: o tempo para este trabalho é de aproximadamente uma hora com uma média de 14 evangelizandos. Se não for possível concluir, terminar no próximo encontro.

         Kardec e a Codificação Espírita - Parte II

         Conclusão: retomando o encontro anterior, realizar um diálogo aberto onde cada jovem comenta seu trabalho, expondo os fatos mais importantes do período, deixando margem sempre para comentários e perguntas que poderão ser feitas tanto pelos colegas, quanto pelos evangelizadores. Assim, com uma conversa amena e cheia de curiosidades os jovens aperceber-se-ão do universo de Kardec e da Codificação Espírita.

         Prece de encerramento

         Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia

         Bibliografia:
         Diálogo Espírita ano 2002 nº 33 (Linha do Tempo - Allan Kardec / Sônia Alcalde e Heloína Lopes)
         Apostila da Fergs - 1º ciclo e juventude I
         Obras Póstumas, Allan Kardec.




         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]