Joanna de Ângelis


         Prece inicial

         Primeiro momento: perguntar se já ouviram falar de Divaldo Pereira Franco. Esclarecer que Divaldo é vidente, médium vidente (perguntar se sabem o que significa). As visões dele são tão nítidas que já chegou a confundir desencarnados com encarnados.

         A primeira vez que Divaldo psicografou uma mensagem (perguntar se sabem o que é psicografar) ele tinha apenas 22 anos. Ele sentiu uma forte dor no braço direito quando estava na casa de um amigo, que o aconselhou a pegar uma caneta e fazer uma prece. Desde então, Divaldo psicografa todos os dias em horários estabelecidos e sempre sob supervisão de sua mentora espiritual (perguntar se sabem o que significa). Perguntar se sabem quem é a mentora de Divaldo (Joanna de Ângelis).

         Mentor(a) espiritual: Espírito encarnado ou desencarnado que guia, ensina ou aconselha outro Espírito (encarnado ou desencarnado); guia, mestre, conselheiro. Espiritual é relativo ou pertencente ao Espírito.

         Segundo momento: contar a história de como Divaldo ficou sabendo quem era sua mentora.

         Terceiro momento: contar acerca das outras encarnações de Joanna de Angelis. Dentre todas as encarnações de Joanna de Ângelis, a espiritualidade superior permitiu a divulgação de apenas quatro, todas marcadas pelo seu exemplo de humildade e heroísmo:

          Joana de Cusa, nos tempos de Cristo;

          Nome ainda desconhecido na Itália nos tempos de Francisco de Assis;

          Sóror Juana Inés de La Cruz, México do século XVII;

          Joana Angélica de Jesus, Brasil do século XIX;

         Quarto momento: destacar a participação de Joanna de Ângelis na Codificação Espírita. Se o evangelizador achar interessante, pode ler um trecho de uma das mensagens para os evangelizandos, ou distribuir para que seja colada no caderno.

         Poucas pessoas sabem, mas Joanna de Ângelis integrou a equipe do Espírito de Verdade quando do trabalho de implantação da Doutrina Consoladora em nosso plano. No livro "Após a Tempestade", em sua última mensagem, Joanna faz uma referência a esta tarefa nos seguintes termos:

         "Quando se preparavam os dias da Codificação Espírita, quando se convocavam trabalhadores dispostos à luta, quando se anunciavam as horas preditas, quando se arregimentavam seareiros para Terra, escutamos o convite celeste e nos apressamos a oferecer nossas parcas forças, quanto nós mesmos, a fim de servir, na ínfima condição de sulcadores do solo onde deveriam cair as sementes de luz do Evangelho do Reino."    Fonte: www.joannadeangelis.org.br

         Após a compilação e organização magistralmente elaborada por Allan Kardec, chegaram à edição final de O Evangelho Segundo o Espiritismo duas mensagens de Joanna de Ângelis, modestamente assinadas como "Um Espírito Amigo":

         No Cap. IX, item 7, intitulada "A Paciência", psicografada em Havre, 1862;

         No Cap. XVIII, itens 13 e 15, intitulada "Dar-se-á àquele que Tem", na cidade de Bordéus, também em 1862.

         Quinto momento: distribuir uma frase de Joanna de Ângelis para cada dupla de evangelizandos. Pedir que conversem sobre a frase, interpretando-a para ser utilizada no dia-a-dia. Posteriormente, cada dupla deve ler para o restante da turma a frase recebida, dividindo com os colegas as conclusões que chegaram a respeito do assunto.

         Sugestão de frases de Joanna de Ângelis:

          "O amor é a luz permanente no cérebro e paz contínua no coração.”

          "O essencial, o básico para uma vida saudável constitui material de pouco volume."

          "A arte de ouvir é também a ciência de ajudar."

          "A alegria é a presença de Deus no coração do ser humano."

          "Somente te acontece aquilo que melhor te capacita para a conquista do bem imperecível."

          "Quando estiveres a ponto de desistir de uma ação edificante, ora e continua até o fim."

          "As flores são a assinatura de Deus na paisagem."

          "O Evangelho de Jesus é fonte inexaurível de alegria e de satisfações emocionais, de auto-realização e de felicidade."

         Sexto momento: pedir que os alunos encontrem alguns títulos dos livros de autoria de Joanna de Angelis, psicografados por Divaldo Pereira Franco. Os pequenos pedaços de papel devem ter sido espalhados/escondidos previamente pelo evangelizador por toda a sala de aula. Após os títulos serem encontrados, podem ser lidos para o restante da turma e colados nos cadernos.

         Veja aqui lista das obras publicadas por Joanna de Ângelis

         Sétimo momento: ler uma das muitas mensagens psicografadas pelo médium Divaldo Pereira Franco, recebida de sua mentora espiritual Joanna de Ângelis.

         Clique aqui para ver um PowerPoint de Divaldo Franco/Joanna de Ângelis.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.




         

[Aulas]    |    [Imprimir]