Prece inicial
Obs.: antes que os evangelizandos entrem na sala, o evangelizador deve colocar, escondidos, desenhos em forma de ovelhas. Cada ovelha deverá ter uma frase/palavra/atitude que signifique o motivo de estar perdida como, por exemplo, más companhias, orgulho, egoísmo, mágoa, inveja mentir, roubar, desobedecer aos nossos pais, bater nos outros, dizer palavrões.
Clique aqui para ver modelos de ovelhas.
Primeiro momento: perguntar se sabem o que é uma parábola.
Jesus contava histórias, chamadas parábolas, que tinham elementos da época como uva, rede, peixes, pastores, etc, a fim de que o povo entendesse sua mensagem. Histórias são mais fáceis de se entender a mensagem, são lembradas com facilidade e contadas aos outros de maneira que mais pessoas compreendam o ensinamento.
Segundo momento: vídeo com a parábola – veja o link aqui www.youtube.com/watch?v=zwPxRMKlwng.
Terceiro momento: perguntar se já conheciam a história da Ovelha perdida, contada por Jesus. Contar a parábola.
Quarto momento - perguntar aos evangelizandos:
* Vocês acham que nós também precisamos de um pastor? Justifique. Às vezes, as pessoas enfrentam grandes problemas na vida e precisam de ajuda de alguém amigo e sábio.
* Quem é o nosso bom pastor? Alguém sabe dizer o nome dele? Jesus.
* De que forma Jesus se assemelha a um pastor de ovelhas para nós? Ele nos conhece pelo nome; é compassivo e amoroso; esta perto de nós em todos os momentos de nossa vida; ele sabe o que é melhor para nós. Jesus nos apascenta, isto é, nos guia. Seu exemplo de vida e seus ensinamentos são um roteiro de luz a ser seguido.
Quinto momento: os evangelizandos devem procurar as ovelhas perdidas na sala de aula. Quando forem encontradas todas as ovelhas, devem ler as palavras/atitudes e identificá-las como atitudes que nos afastam de Jesus, o bom pastor. Em seguida, dizer como essa ovelha poderá retomar o caminho do bem e seguir os ensinamentos de Jesus.
Sexto momento - indagar:
Será que Jesus, o nosso pastor nos deixa de amar quando agimos de maneira incorreta? Não! Ele jamais nos deixará de amar! Jesus e nossos protetores espirituais ficam muito tristes com nossas atitudes incorretas, assim como o pastor, que não gostava da desobediência da sua ovelhinha. E assim como o pastor foi atrás dela, Jesus também nos busca e nos diz: Venha filho para os meus braços, deixe que eu te conduza pelo caminho reto, para que possa estar sempre evoluindo espiritualmente.
Sétimo momento – atividade: fazer, em grupo, um cartaz. No centro colocar a imagem de Jesus como o bom pastor. Entregar aos evangelizandos desenhos de ovelhas para que escrevam no centro delas atitudes/pensamentos/escolhas que nos fazem ficar perto de Jesus.
Clique aqui para ver modelo.
Oitavo momento: entregar a parábola para levarem para casa.
Clique aqui para ver sugestão de parábola que pode ser entregue aos evangelizandos.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo ciclo.
Evangelizadora: Claudia Schmidt.