Prece inicial
Primeiro momento: explicar que extraordinário é algo fora do comum, excepcional, anormal; raro, singular, notável, admirável. Na época de Jesus tudo o que o povo não conseguia explicar era tido como sobrenatural, como milagre. Milagre é algo que vai contra as leis de Deus.
Jesus não realizou milagres. Ele curou pessoas, afastou espíritos perturbadores, fez profecias, usou a telepatia (transmissão do pensamento à distância), a clarividência (ver sem usar os olhos físicos, vendo à distância e através dos corpos). Fez tudo isso manipulando energias, através de seu pensamento e vontade, porque é um espírito superior e tem conhecimentos que nós não temos.
Ele realizava esses feitos para ajudar as pessoas (curas) e para que elas compreendessem que Ele tinha uma missão muito especial, divulgar o amor e a caridade.
Jesus realizou muitos fenômenos, por ser um Espírito altamente evoluído, com faculdades espirituais bastante desenvolvidas e que sabia usar seu pensamento e vontade de modo superior.
Muitas vezes Jesus foi convidado ou desafiado a realizar fenômenos, mas nem sempre atendia. Tudo o que Ele fazia tinha um motivo, não fazia coisas extraordinárias apenas para satisfazer a curiosidade das pessoas ou para mostrar o seu poder. Também era necessário que as pessoas envolvidas tivessem merecimento e fé.
Segundo momento: contar alguns fatos extraordinários da vida de Jesus.
A pesca milagrosa – A Gênese, cap. XV. Os milagres do Evangelho, item 7.
Após contar o fato, indagar:
- Que tipo de fenômeno é este? Clarividência. Jesus viu sem o concurso dos olhos físicos, viu em espírito o lugar onde se encontrava um cardume de peixes.
- Qual o propósito de Jesus ter realizado essa pesca? Para que os apóstolos O seguissem com mais confiança.
Tempestade acalmada - A Gênese, cap. XV. Os milagres do Evangelho, item 45.
Após contar o fato, indagar:
- Como Jesus realizou? Provavelmente conversando com os espíritos que coordenam os fenômenos da natureza. - O Livro dos Espíritos, cap. IX, item 536 a 540.
Aparecimento de Jesus em espírito após a morte do corpo físico (A Gênese, capítulo XV, itens 53 a 63).
O reaparecimento de Jesus está narrado em Mt. 28: 1/10, Mc. 16: 1/18, Lc. 24: 1/12 e Jo 20: 1/10.
A aparição a Madalena encontra-se em Jo. 20: 10/18 e Mc. 16: 9/11.
O encontro com os discípulos de Emaús está descrito em Lc. 24: 13/35 e Mc. 16: 12/13.
A materialização de Jesus ante os discípulos está registrada em Mc. 16: 4/18, Lc. 24: 36/49 e Jo. 20: 19/23.
Os episódios de aparecimento de Jesus estão descritos de modo claro e simples no excelente livro Estudos Espíritas do Evangelho, de Terezinha Oliveira, EME Editora (pág. 306 a 319).
Após contar os fatos, indagar:
- Foi milagre? Não. Jesus apareceu em espírito para comprovar que a vida continua após a morte do corpo físico. Lembrar que há muitas coisas que não sabemos explicar, mas com certeza elas não vão contra as leis de Deus que são justas, sábias e não mudam. O progresso do conhecimento humano tem contribuído para desvendar muito destes “mistérios”, através de pesquisas e experiências.
Terceiro momento - atividade: utilizar um brinquedo infantil, chamado “Meu Primeiro Laboratório”, da empresa Brinquedos Algazarra, a experiência número 10. Também podem ser utilizadas as canetas com tintas que apagam após algum tempo ou alguma mágica e posteriormente conversar sobre o que aconteceu, explicando o truque.
Obs.: podemos enviar os componentes da experiência por e-mail.
Outra sugestão de atividade é contar a história Milagres?
Clique aqui para baixar Power point que pode ser usado nessa aula – recebido de Gisel Haddad - KSSF Kardecian Study Society of Florida.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos