Jesus e a Promessa do Consolador


         Objetivo: Jesus prometeu enviar um Consolador, que é o Espiritismo. Com o objetivo de nos consolar, animar e revelar de modo mais claro seus ensinamentos. O Espiritismo foi organizado por Allan Kardec.

         Prece inicial

         Primeiro momento: colocar no centro da mesa a “A CAIXA DAS DESCOBERTAS”, pedir que todos abram a caixa e verifiquem o quem tem dentro dela: um livro contendo em sua capa a palavra ESPIRITIRSMO. Perguntar se sabem para que usamos este livro? Dizer que iremos aprender hoje na nossa aula a utilizar ele em nossos dias.

         Segundo momento: convidá-los para brincar, perguntar se conhecem uma brincadeira chamada “o que é o que é”, ouvir as respostas, e iniciar a brincadeira.

         A sala estará já enfeitada de balões coloridos colados no teto, com um fio pendente (nossa sala tem o teto baixo, o que facilita, mas pode ser organizado de outra maneira) onde dentro de cada um deles terá uma pergunta, cada criança deve pegar um balão, estourar, ler a pergunta e tentar responder. Se acertar, deve pegar um prêmio dentro da caixinha (balas, pirulitos, bombom..) se não acertar, pega um prêmio de consolação na caixa das consolações (o desenho de um livro com a palavra ESPIRITISMO):

         Clique aqui e veja as sugestões de perguntas.

         Clique aqui para ver modelo de livros para a CAIXA DE CONSOLAÇÃO (imprimir vários).

         A ideia desta atividade é levar as crianças a compreenderem a CONSOLAÇÃO como base da DOUTRINA ESPÍRITA. Quando a criança não souber responder, a evangelizadora dirá: VOU REVELAR PARA VOCÊS... e responde a pergunta, é importante falar o significado da palavra revelação (divulgar, fazer saber..), após então a criança pega o prêmio de consolação.

         Neste momento a evangelizadora deve ir atendendo as dificuldades das crianças, seja na leitura como nas respostas das crianças (importante para a fixação dos conteúdos já passados).

         Observações da evangelizadora: foi especial essa brincadeira, pois eles sabiam todas as respostas (o que demonstra a compreensão das aulas passadas), a única que erraram foi realmente as pegadinhas, mas no exato momento em que abriram a caixa das consolações eles falarão, “ahh isso é como um consolo, pra mim não ficar triste”... me emocionei muito, pois não precisava nem explicar mais nada!

         Terceiro momento: perguntar o que era o prêmio de consolação, ouvir a resposta e perguntar se eles sabem o que é um CONSOLADOR, após definir a palavra "CONSOLADOR": aquele que consola, anima, conforta, dá esperança.

         Quarto momento: contar que a Dona Maria (a boneca fantoche que já conhecem!) veio nos visitar nesta aula especial, pois ela é muito estudiosa e querida (solicitar que eles lembrem do que ela gosta.. interagir com as crianças).

         Clique aqui para conhecer a Dona Maria.

         Clique aqui para ver o diálogo da dona Maria.

         Quinto momento - atividade: “O CONSOLADOR PROMETIDO” – quebra cabeça. Após a impressão fazer linhas atrás do desenho para que as crianças possam recortar. Antes de recortar, elas podem colorir livremente.

         Clique aqui para ver sugestão.

         Prece de encerramento.

         Sugestão: jardim.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Raquel Erthal do Grupo Espírita Amigos de Chico de Santo Ângelo/RS.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]