Jesus nosso Irmão, Amigo e Mestre




         Prece inicial: colocar uma música suave, pedir que sintam a música, respirem fundo e se encham de alegria, juntos vamos rezar a Deus e a Jesus


         Primeiro momento: relembrar a aula anterior Jesus - Infância de Jesus, perguntando se lembram de algum momento importante da vida de Jesus. Ouvir as respostas e ir introduzindo a aula desta semana.


         Segundo momento: iniciar uma conversa dialogada com as crianças perguntando se todas elas tem um amigo especial. Ouvir as respostas e pedir que cada uma delas fale dele e de uma qualidade para ser amigo. Depois perguntar se há algum professor que eles mais gostam? E por quê? Ouvir as respostas e dizer que a maneira clara de falar, o amor e a paciência tornam um professor especial e que Jesus foi o maior professor que já existiu e por isso era chamado de Mestre.

         Jesus é o nosso MAIOR e MELHOR AMIGO, pois sempre escuta nossos pedidos, auxilia-nos em nossa caminhada e está sempre querendo nos ajudar. Jesus é nosso Mestre porque nos ensinou muitas coisas, deixou muitos exemplos de amor ao próximo. Contar que existe um livro que fala muito das histórias de Jesus, pois ele adorava contar histórias que naquela época eram chamadas de Parábolas... Vocês querem conhecer este livro? Ele se chama O Evangelho segundo o Espiritismo, mas esse livro não foi escrito por Jesus, e sim por Seus amigos.

         Vocês sabem que o amor e a amizade são sentimentos muito importantes? Nós temos que ter muito cuidado para sempre estarmos fazendo novos amigos e cuidando dos antigos. Também temos que tratar bem aquelas pessoas que, por algum motivo, não são nossos amigos, pois todos temos algo de bom, somos filhos do mesmo Pai e por isso somos irmãos, e temos que nos amar e perdoar.


         Terceiro momento - atividade: “Siga o Mestre” - as crianças devem escolher um mestre entre elas e devem imitar o que ele fizer (se todos quiserem ser o mestre – ou de acordo com a realidade da turma - o evangelizador deve fazer a mímica e eles imitarem - abraço, beijo, carinho, mexer no cabelo, olhar nos olhos e dizer EU TE AMO, abraço coletivo...) dar alguns minutos para elas brincarem, neste momento de convivência deles, pode-se ir reforçando a ideia de que somente devemos imitar as coisas boas, as atitudes legais. Também lembrar que somente é considerado Mestre aquele que realmente é bom e amoroso e que o maior Mestre que conhecemos é Jesus.


         Quarto momento - atividade: Máscaras do Mestre Jesus: relembrar a brincadeira que fizeram, dizendo que a partir de hoje o Mestre guiará nossas atitudes, como na brincadeira.


         Compartilhando experiências:

         Esta aula foi muito interessante, os pequeninos na hora da prece já começaram me surpreendendo, pediram pra fazer a prece de mãozinhas dadas pois era “mais legal”, uns fofos, percebi que eles ficam mais concentrados e calmos desta maneira... uma ideia que está dando certo.

         Durante nossa conversa onde relembramos as aulas anteriores foi emocionante, ver eles contando com muitos detalhes as nossas aulas anteriores, eles lembravam de tudo... foi muito especial esse momento.

         Quando falamos da amizade eles deram as qualidades dos amigos (legal, querido, amigo, gosta de mim, é carinhoso) o que mais me chamou atenção é que nenhum falou de qualidades físicas!! Na hora da profe especial, muitos deles comentaram sobre as evangelizadoras... foi realmente emocionante (e eu me emocionei) pois tive a certeza de que todos os nossos esforços valem a pena, pois eles realmente amam nossa Doutrina, ver eles modificando suas atitudes tão pequeninos, mas cheios de vontade de se tornarem melhor...

         Já na hora da brincadeira “Siga o Mestre” foi simplesmente perfeito... não poderia ser diferente, eles escolheram para ser o Mestre nosso amigo Jesus (nosso boneco) foi muito legal, eles se divertiram e eu mais ainda... uma pena não ter podido tirar fotos ou ter filmado... mas imaginem, pois a imaginação é simplesmente perfeita, nos transporta pra pertinho deles.

         As máscaras ficaram lindas, dou a dica de imprimirem em um papel mais grosso que o papel sulfite, ela fica meio molinha (ficou bom igual – mas como estava chovendo e o tempo úmido parece que ela também ficou meio úmida...).

         Fonte da Máscara: Evangelização infantil blogpost

         Prece de encerramento

         Sugestão: Jardim.

         Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS.



         


[Aulas]    |    [Imprimir]