Objetivos: tornar a vida de Jesus comum às crianças, desvendando os mistérios colocados em cima desses acontecimentos.
Prece inicial
Primeiro momento: conversar com as crianças se elas gostaram do “cineminha antigo” da aula passada Nascimento de Jesus, perguntar se lembram de qual foi o filme, aguardar as respostas, reposicionar o cineminha e relembrar o inicio da história dando continuidade a ela:
(slide 1) Maria, mãe de Jesus, trabalhava no tear. Vocês sabem o que é um tear? Naquela época era utilizado para fazer roupas, tapetes... E a mãe de Jesus sabia usá-lo com perfeição. Além de tecer, fazia o serviço da casa e cozinhava. Jesus a ajudava carregando lenha e água, atendendo sempre os pedidos da mãe.
(slide 2) O pai de Jesus se chamava José. Ele trabalhava com carpintaria. Vocês sabem o que é um carpinteiro? Ele fazia móveis com madeira, trabalhava muito bem com a madeira. Jesus gostava muito de ajudar o pai e quando ficou adulto tornou-se carpinteiro.
(slide 3) Vocês lembram daquele momento em que José e Maria, perderam Jesus? Quantos anos ele tinha? 12; e onde ele estava? Jesus estava no templo, com os Doutores da Lei, homens que estudavam a Lei de Moisés. O garoto deixou esses sábios surpresos com os seus conhecimentos e com a sua inteligência. Jesus teve uma infância alegre e feliz, brincava, estudava, se divertia bastante.
(slide 4) Jesus adulto: Vocês sabem o que é o batismo? Alguém de vocês aqui é batizado? Porque alguns de nós não são? Vou contar pra vocês algumas coisas muito importantes sobre o batismo: O batismo de água (que acontecia na época de Jesus) era uma prática simbólica em que a pessoa dava um testemunho público do arrependimento de seus pecados e a promessa de que iria se corrigir. Naquela época o batismo era realizado em adultos, através de um mergulho em um rio. Quando Jesus foi batizado Ele já era um adulto, e Ele só se batizou porque naquela época isso era costume e ele não queria criar atritos entre as pessoas, porém nos nossos dias, não há mais a necessidade de sermos batizados ou de batizar os outros, pois sabemos que o mal que fizermos vamos ter que resgatar no futuro e Deus sabe dos nossos erros.
(slide 5) Jesus ia por toda Galiléia, ensinando o amor, perdão, caridade, paz e humildade. Suas palavras se espalharam como o vento e ele era acompanhado por grande multidão.
(slide 6) Por falta de amor e por egoísmo de algumas pessoas Jesus foi morto, mas nós sabemos que somente o corpinho de Jesus é que morreu pois Ele continua vivo em espírito e sempre está a olhar por nós. Jesus, após a morte de seu corpo físico, apareceu, em Espírito, a alguns amigos, ficando junto deles por alguns dias. Comprovou, assim, que o Espírito não morre e que a vida continua, em Espírito, após a morte do corpo físico.
(slide 7) Vamos descobrir algumas novidades sobre Jesus?
Vocês sabem que dia ele nasceu? Jesus não nasceu em dezembro, porque entre dezembro e fevereiro é muito frio, e por isso não há pastores no campo. No local onde Jesus nasceu faz dois graus negativos nessa época. Provavelmente ele nasceu em setembro ou outubro e não em 25 de dezembro. Essa data foi fixada pelo Papa Pio I, no ano de 360 d.C para substituir festas pagãs que aconteciam em dezembro.
Vocês já pensaram que língua Jesus falava? Jesus devia falar em aramaico (falado por todos os povos da Palestina) ou em hebraico popular.
Será que Jesus sabia ler e escrever? Sim,
Em que escola estudou? Provavelmente aprendeu em casa, pois não havia escolas naquela época.
Segundo momento - atividade: confecção do final do cineminha.
Clique aqui para ver "Compartilhando experiências".
Clique aqui para ver as fotos de Jesus.
Prece de encerramento.
Sugestão: jardim.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Raquel Erthal do Grupo Espírita Amigos de Chico de Santo Ângelo/RS.