Prece inicial
Terceiro momento: o evangelizador pode complementar, esclarecendo que é uma ferramenta importante na união de pessoas com interesses em comum, permitindo agrupar profissionais da mesma área para estudos e troca de experiências profissionais; pode levar esclarecimentos à população, como em comunidades da área da Saúde; proporcionar o encontro de portadores de doenças raras para troca de informações; também para a formação de grupos de apoio para pessoas que passam pelas mesmas dificuldades como, por exemplo, pessoas com câncer. Além disso, o Facebook.
Primeiro momento: perguntar se todos evangelizandos conhecem o site de relacionamentos na Internet chamado Facebook. Indagar também quantos tem perfil no Facebook. Neste momento, o evangelizador deve atentar para que os jovens não falem sobre as informações disponíveis no seu perfil, a fim de que, no decorrer da aula, não fiquem com vergonha por se exporem demais no site, podendo se tornar alvo de piada dos demais colegas.
Segundo momento: cada jovem deve dizer uma coisa que gosta no Facebook – uma vantagem, algo que acha legal ou para que costuma usar a ferramenta do Facebbok.
popularizou a criação de páginas pessoais na Internet;
permite reencontrar e aproximar amigos e parentes distantes;
facilita o encontro de pessoas com ideias e preferências comuns;
oportuniza discussões e debates com liberdade para expressão de temas variados;
fornece muitos recursos para divulgar e trocar imagens, vídeos, sites e recados.
Quarto momento: solicitar aos jovens que citem algo negativo que tenham percebido ou lido a respeito do Facebook.
Os grupos que foram criadas para que membros com interesses em comum pudessem trocar idéias e conhecer pessoas. Porém há aqueles que entram em comunidades para postar mensagens contrárias ao assunto delas, buscando chamar a atenção para si mesmo, criar confusões ou menosprezar os integrantes da comunidade, faltando com o respeito.
Alguns utilizam essa possibilidade para xingar e humilhar, semear brigas e discussões inúteis. As pessoas cadastradas podem receber imagens de conteúdo pornográfico, ideias suicidas e outras que nada acrescentam, pelo contrário, trazem energias negativas a quem as lê.
Vírus são muito frequentes no Facebook. Por exemplo: uma mensagem com links para ver fotos de uma festa contém um link para um arquivo executável que infecta o computador com vírus.
Quinto momento: lembrar que não somente os jovens, mas principalmente eles, são usuários frequentes do Facebook. A princípio, apenas os maiores de 13 anos podem criar uma conta para entrar no site. Acontece que esta é uma norma ineficaz, pois não há como fiscalizar a veracidade das informações passadas pelos internautas. E no mundo virtual, já virou costume passar dados pessoais falsos.
Sexto momento: contar uma história que relate os perigos do mau uso da internet.
Sugestão: Perigos do Facebook ou Docinho14 e Meteoro123.
Clique aqui para ver o PowerPoint Docinho14 e Meteoro123.
Sétimo momento - comentar:
Será que apenas pessoas bem intencionadas acessam a Internet e o Facebook?
Cada vez mais vemos golpes sendo aplicados utilizando o mundo virtual, e existem quadrilhas especializadas em crimes com o uso da Internet. Através do Orkut pode-se identificar em que horários a vítima está na escola, no clube, ou no bar que costuma frequentar. Isso pode facilitar assaltos, sequestros, uso de imagens para fins ilícitos, como pedofilia, racismo, estupro, entre outros crimes.
Clique aqui para ver subsídio ao evangelizador retirado do site www.safernet.org.br.
Oitavo momento: ressaltar que devem ser tomadas medidas de segurança no uso do FACEBOOK, mas o evangelizador não deve sugerir que ele não seja utilizado. Usando a Internet com respeito e educação, a rede continua sendo um espaço público livre e aberto para todos se expressarem, interagirem e se informarem no mundo globalizado.
Neste momento, o evangelizador deve dialogar, incentivando os jovens a dividirem, compartilharem, contarem aos colegas que medidas de segurança que tomam quando acessam o face. Abaixo algumas dicas que podem ser usadas pelo evangelizador para complementar as colocações dos jovens.
Mantenha o mínimo de informações em seu perfil;
Você distribui seu endereço, suas fotos e telefones para qualquer um na praia, na praça, no ônibus ou no mural da escola? Por que você distribuiria na Internet?
Não comente sobre detalhes de horários e lugares onde estará. Faça isto por telefone ou por e-mail apenas com quem conhece pessoalmente;
Se divulgar fotos, use as que não facilitem seu reconhecimento nem endereços ou nome de escola;
O que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos. Cuidado com estranhos;
Jamais aceite convite de encontro presencial com quem não conhece;
Troque sua senha periodicamente;
Caso seja agredido por estranhos, configure sua conta para bloquear os contatos indesejados.
Fonte: www.safernet.org.br.
Nono momento: perguntar como utilizam o tempo que tem em frente ao computador.
Esclarecer que os obsessores desejam que percamos horas e horas, dias e dias em frente ao computador, sem acessar algo positivo ou cultivar laços de amizade e afeto com alguém. O acesso a sites pornográficos, de fofocas, e muitos outros que não edificam, pelo contrário, ligam o internauta a baixas vibrações são consideradas vitórias do obsessor, levando o obsediado para sintonias espirituais deletérias.
A Internet vicia. Os dependentes de Internet são pessoas que deixam de dormir, de sair e até de se relacionar com os amigos e com a família para ficar muito tempo no computador. Eles têm dificuldade de concentração e baixa no rendimento escolar. Em muitos casos, a dependência faz com que o viciado deixe de viver, optando por ficar conectado por muito tempo, ininterruptamente.
Lembrar que é necessária atenção para que o tempo passado em frente ao computador possa ser bem utilizado, sintonizando com sites/companhias (virtuais e também espirituais) que possam edificar, trazer algo de útil ou de bom à vida do internauta.
Décimo momento: abrir para questionamentos e considerações dos evangelizandos a respeito do tema e da aula. Este momento, também pode ser utilizado para que os evangelizandos contem alguma história positiva ou não que eles saibam sobre o Facebook.
Décimo primeiro momento: jogo de STOP, com os seguintes itens:
Vantagem /desvantagem da Internet
Jogo
Filme
Endereço eletrônico
Programa de TV
CEP - lugar
Pontuação
Definição do Jogo STOP - fonte wikipédia.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.
Evangelizadora: Claudia Schmidt