Importância da ação evangelizadora III


QUEM PARTICIPA DAS AULAS DE EVANGELIZAÇÃO DESPERTA JESUS EM SEU CORAÇÃO!


         Objetivo da aula: conscientizar o jovem da importância da educação espírita como forma de aprendizado, subsídios para a nossa vida diante das diversas situações. Esclarecer sobre a importância dos temas para as nossas vidas; despertar o interesse em participar e integrar-se às atividades que a Evangelização Espírita proporciona. Levar a criança a perceber que a Educação da Evangelização Espírita procura trazer o conhecimento da Doutrina Espírita, a fim de que possamos nos conhecer melhor, entender o mundo que nos rodeia e com isso procurar nos melhorar, promovendo nossa reforma íntima e melhorando o mundo à nossa volta.

         Prece inicial

         Primeiro momento: exposição dialogada.

         Nem sempre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento moral andam juntos. Por isso é que vemos, algumas vezes, pessoas muito inteligentes, mas inescrupulosas; e, outras vezes, vemos pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, mas que tem um coração muito bom. Encontramos, ainda, pessoas que não se desenvolveram muito, nem no campo intelectual, nem no campo moral, necessitando de oportunidades de aprendizado nos dois lados.

         Todos nós precisamos nos educar, tanto intelectualmente, quanto moralmente. Não podemos nos esquecer de nenhum desses lados. Durante muito tempo, a questão da educação do ser humano foi tratada apenas como "desenvolvimento do intelecto", esquecendo-se, muitas vezes, da educação dos sentimentos ou do "desenvolvimento moral" do indivíduo.

         No campo moral, o Espiritismo vem dar à humanidade uma contribuição muito importante, promovendo a reforma íntima, a superação de problemas, vícios e defeitos e, consequentemente, contribuindo para a regeneração do planeta, através da mudança interior das pessoas.

         A melhoria do ser humano é a grande proposta do Espiritismo. Para tanto, a Doutrina Espírita nos convida ao maior de todos os combates: o duelo de cada um contra si mesmo, buscando domar as más tendências. Esse é o "bom combate". Trata-se da luta constante dentro de nossa intimidade, com o objetivo de vencermos os maiores inimigos da humanidade, que são a causa do nosso sofrer, mas que se instalam dentro de nós mesmos: o egoísmo e o orgulho.

         Segundo momento: análise em grupo do sábio ensinamento que um velho índio descreveu certa vez dos seus conflitos internos:

         "DENTRO DE MIM EXISTEM DOIS CACHORROS, UM DELES É CRUEL E MAU, O OUTRO É MUITO BOM E DÓCIL. ELES ESTÃO SEMPRE A BRIGAR".

         Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: "AQUELE QUE EU ALIMENTAR!"


         Terceiro momento: aplicar a Dinâmica Qualidades e Defeitos.

         Quarto momento: análise da dinâmica.

         Todos somos dotados de qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e priorizarmos nossas qualidades. Quando nos conhecemos bem, podemos trabalhar com as nossas limitações e para isso, devemos buscar nos ensinamentos de Jesus, que aprendemos nas aulas de evangelização, um melhor proceder, pedindo sempre o auxílio de nossos benfeitores espirituais, para trilharmos sempre por um caminho mais seguro. Reconhecer que as nossas qualidades não devem servir para a nossa soberba, mas sim, para louvor a Deus.

         Quinto momento: distribuir separadamente as perguntas e respostas do questionário, para os evangelizandos.

         Os evangelizandos deverão interagir entre si para organizarem as perguntas com suas respectivas respostas.

         Cada dupla formada por Pergunta e Resposta, deverá ler a pergunta e interpretar a resposta para os demais colegas da sala.

         Clique aqui para ver sugestão de questionário.

         Sexto momento: aplicar o Teste Moral oralmente. O evangelizador deverá entregar para cada evangelizando uma folha de sulfite, pedindo para que façam uma numeração de 01 a 20 (um número abaixo do outro), e que para cada número marquem a letra correspondente a sua resposta, de acordo com as sugestões sugeridas pelo evangelizador.

         No final do teste, o evangelizador pedirá que atribuam para cada letra (a) 5 pontos, cada letra (b) 10 pontos e cada letra (c) 15 pontos. Em seguida todos deverão fazer o somatório para ver a qual resultado chegaram, conforme a tabela de resultado.

         Ninguém deve (precisa) dizer aos colegas/evangelizador a qual resultado chegou.

         Ao final, o evangelizador pode comentar as respostas a, b e c, buscando em grupo, um parâmetro de melhor proceder quanto às atitudes arbitrárias, salientando os prejuízos e os benefícios das atitudes sugeridas no teste, trabalhando, nesse momento, a Lei de Causa e Efeito.

         RESULTADO:

         Atribua para cada letra (a) 5 pontos, cada letra (b) 10 pontos e cada letra (c) 15 pontos.

         Faça o somatório e veja o resultado conforme a tabela abaixo:

         Resultado a partir da quantidade de pontos:

         100 a 200 - FRACO: Você precisa de “musculação espiritual” (exercitar as qualidades morais). Exercite o perdão, o amor, a paciência, a caridade, a vigilância e a oração. Vamos lá, você consegue!

         201 a 250 - BOM: continue se esforçando, você pode melhorar ainda mais!

         251 a 300 - MUITO BOM: persevere e continue trabalhando a sua reforma moral. Você esta no caminho certo!

         Sétimo momento: conclusão do estudo.

         Cada criança, adolescente ou jovem tem a chance de mudar a história da sua vida com a ajuda dos ensinamentos que aprende na Evangelização, ou seja, colocando em prática as coisas que são estudadas, como perdão, amor, caridade, solidariedade... Assim, não só estará evoluindo espiritualmente, mas também contribuindo para a formação de uma nova humanidade: mais justa, mais feliz e mais cristã.

         Oitavo momento: entregar aos evangelizandos um bilhete que deverá ser entregue aos pais, visando reforçar a Importância da Ação Evangelizadora da vida deles.

         Clique aqui para ver sugestão de modelo.

         Clique aqui para ver sugestão de bilhete a ser entregue aos demais ciclos.

         Clique aqui para ver questionário respondido por Divaldo Pereira Franco, inspirado por Joanna de Ângelis, sobre a IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO-JUVENIL.

         Prece de encerramento

         Sugestão: Terceiro ciclo e Juventude.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.



         


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