Prece inicial
Primeiro momento: dividir a turma em quatro grupos, pedindo que cada uma leia a história designada para o seu grupo. As histórias foram retiradas do site www.momento.com.br.
Clique aqui para ver sugestões de histórias.
Segundo momento: as histórias devem circular entre os grupos de modo que cada grupo leia as quatro histórias. Ao final, o evangelizador pergunta a todos qual a história que mais chamou a atenção e porquê. Os evangelizandos que quiserem responder podem fazê-lo, mas ninguém deve ser obrigado a responder.
Terceiro momento: perguntar se todos concordam que GENTILEZA GERA GENTILEZA e porquê.
Quarto momento: exposição dialogada, a partir dos seguintes tópicos:
* O bem sempre faz bem a quem o pratica. Pode ter um retorno rápido, ou ser algo que somente o tempo trará resultado. Ser gentil é uma forma de fazer o bem.
* A pessoa gentil cria ao seu redor uma vibração de simpatia, que contagia os demais.
* Gentileza é o que podemos oferecer para deixar o dia mais leve, os relacionamentos menos difíceis, o cotidiano mais ameno. Porque Gentileza gera Gentileza.
* Sempre haverá aqueles que ainda não conseguem perceber a gentileza que lhes é ofertada, ou que desprezam tal fato, continuando a agir de modo rude. Mas essas pessoas não devem nos fazer desistir de incorporar a gentileza em nossos hábitos diários.
* Colocar-se no lugar dos outros, e não esquecer que todos gostamos de receber gentilezas.
* Como distribuir gentileza? Cumprimentar as pessoas e incorporar ao nosso vocabulário frases importantes, como: Desculpe-me. Olá, como vai? Obrigado (a). Por favor. São palavras simples, mas são também palavras mágicas para criar ambiente de harmonia, nos locais mais diversos. Um sorriso sincero também pode mudar a vibração de um ambiente.
* Desculpe, por favor, com licença e obrigado são consideradas PALAVRAS MÁGICAS, porque demonstram boa educação, gentileza e tornam o mundo melhor.
* Exemplos de outros gestos gentis: no coletivo, ceder o lugar para quem dele necessite; cooperar com alguém que sobe ou desce uma escada com embrulhos e pacotes pesados; abrir uma porta, ceder passagem; no lar, agradecer a refeição bem preparada; caminhar sem atropelar os outros; nunca abrir caminho à força de encontrões; na escola ouvir as explicações do professor com respeito, tratar os colagar pelo nome, sem usar apelidos que sejam grosseiros ou possam causar mágoa, receber bem os colegas novos, tratar colegas e professores usando as PALAVRAS MÁGICAS.
* Não esquecer que a gentileza e o respeito, no trato pessoal, também significam caridade.
Quinto momento: mostrar o vídeo Gentileza gera Gentileza - Passe essa ideia!
Posteriormente conversar com eles a respeito, perguntando o que mostra o vídeo. Observar se perceberam que o início do vídeo começa com um homem fazendo uma gentileza e no final encerra com este mesmo homem recebendo uma gentileza, pois Gentileza gera Gentileza.
Sexto momento - atividades.
Sugestão 1 - pedir que, em grupos, confeccionem cartazes para uma campanha intitulada GENTILEZA GERA GENTILEZA, com frases, sugestões de atitudes, utilizando as palavras mágicas (com licença, por favor, obrigado (a), desculpe), imagens (recortes de jornal). Os cartazes serão colados no Grupo Espírita, incentivando os frequentadores a serem gentis.
Sugestão 2 - cada evangelizando deve fazer um cartaz (em uma folha A4) com a frase GENTILEZA GERA GENTILEZA – ela, então será escrita em diferentes tamanhos, cores e letras, sendo as folhas coloridas coladas no Grupo Espírita.
Sugestão 3 - fazer um botton com a frase GENTILEZA GERA GENTILEZA, para que seja utilizado pelos evangelizandos e evangelizadores, a fim de que a gentileza seja lembrada, multiplicada e praticada.
Prece de encerramento
Evangelizadora: Claudia.
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.