Funções e movimentos do corpo IV


         Prece inicial

         Na area de educação infantil, sugerimos a utilização de materiais recicláveis, sempre que possível. Essa aula foi montade utilizando-se somente esse tipo de materiais, para que possamos despertar mais e mais consciências para a necessidade de cuidarmos do nosso planeta Terra.

         Primeiro momento: esta aula seria a sequência da aula anterior chamada Funções e movimentos do corpo III, dando procedimento ao Currículo da FEB. O evangelizador fará uma série de atividades para despertar a criatividade e atenção da criança.

         O evangelizador deverá colar jornal ao longo da parede. De preferência, recomendaríamos que o evangelizador colasse a altura de dois a três jornais na vertical, para ter a certeza de que todas as crianças terão como desenhar todo o seu corpo no mesmo. Pedir para que cada criança fique parada com as costas para a parede, para que o evangelizador desenhe o contorno do corpo de cada criança. Pedir para as crianças colorirem o seu desenho como quiserem. Lembrar de fazer o contorno das mãos, boca, olhos, orelhas, pernas e pés, pois este assunto deverá ter sido visto na aula anterior.

         Obs.: favor notar que essa aula foi planejada para que o evangelizador fique no máximo em torno de 10 minutos em cada atividade. Se o Evangelizador sentir a necessidade de passar mais tempo com uma ou outra atividade, por favor adapte de acordo com o seu sentimento e a necessidade da turma.

         Segundo momento: relembrar rapidamente as funções e movimentos do corpo, pedindo para as crianças apontarem as partes do seu corpo no desenho que fizeram de si mesmas.

         Terceiro momento - 'Jogo de Boliche': os evangelizandos, com a ajuda da evangelizadora, trazem montes de garrafas plástica pet. Para tanto, serão necessárias dez garrafas vazias que deverão ser previamente trazidas a sala de aula. O evangelizador deverá levar uma bola e fazer um marco no chão de um determinado local, que será de onde os evangelizandos tentarão acertar e derrubar as garrafas rolando a bola.

         Objetivo: promover a socialização e alegria; desenvolver a coordenação motora e visual.

         Quarto momento - dinâmica 1: 'Acerte as bolinhas dentro do balde' - Para tanto, serão necessárias, pelo menos, quinze bolinhas de jornal velho. Tenha em mente a medida da sua mão para determinar o tamanho das bolas, pois elas não devem ser muito pequenas para facilitar a atividade para os evangelizandos. O evangelizador poderia trazer uma lata usada ou balde para essa atividade, ou trazer uma garrafa de água de 5-10 litros cortada. As crianças irão tentar acertar as bolinhas dentro desse recipiente.

         Objetivo: promover a socialização e alegria; desenvolver a coordenação motora e visual.

         Quinto momento - dinâmica 2: 'Empilhar latas/garrafas/potes' - O evangelizador pode utilizar potes vazios de margarina, latas e/ou potes de plástico em geral para as crianças. Essa atividade envolve as crianças trabalhando em conjunto para montarem uma pilha de latas/garrafas/potes, estimulando o trabalho em grupo e a socialização. Caixas de sapato também servem para essa atividade.

         Sexto momento: disponibilizar garrafas coloridas para os evangelizandos. Para essa aula, fizemos uma garrafa para cada evangelizando. Esse material estimula a atenção aos detalhes e pode-se brincar com as crianças fazendo com que cada uma passe uma garrafa a outra. No final, o evangelizador pode dar de presente uma garrafa para cada criança.

         Material necessário:

         1. Garrafas plásticas de 300ml

         2. Fita adesiva incolor

         3. Tesoura

         4. Lantejoulas de cores variadas

         5. Purpurinas de cores variadas

         Instruções de como fazê-lo:

         1. Pegar cada garrafa plástica de 300ml e encher de água até a metade;

         2. Colocar lantejoulas e purpurinas das cores que preferir;

         3. Mexer a garrafa plástica para ver se a proporção purpurina/lantejoula x água está equilibrada. Talvez seje necessário acrescentar mais material – caso esteje suficiente, pode-se terminar de encher a garrafa de água;

         4. Assim que garrafa plástica esteje cheia de água, procure fechar bem a tampa da mesma para evitar vazamento;

         5. Passe bastante fita adesiva incolor em volta da tampa da garrafa para ter a certeza de que a garrafa se manterá fechada.

         Clique aqui para ver fotos de como foi feito esse material.

         Prece de encerramento

         Sugestão: berçário, maternal e/ou jardim, de acordo com a maturidade/condições da turma.

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.



         


[Aulas]    |    [Imprimir]