Prece inicial
Primeiro momento: iniciar usando uma dinâmica para que os evangelizandos descubram o assunto que irá ser tratado.
Dinâmica:
Fazer 21 riscos no quadro e pedir que as crianças digam letras.
Quando o evangelizando errar uma letra, a evangelizadora devera ir formando pessoas. Com as letras que acertar deverá construir uma casa.
Se acertarem as letras antes da conclusão dos desenhos, solicitar que digam qual os desenhos que deverão ser formados e terminar.
Os desenhos deverão ser bem simples, porém devem formar pessoas e uma casa.
Clique aqui para ver sugestão.
Segundo momento: escrever no quadro as palavras abaixo e formar o significado em conjunto.
Pessoas: seres humanos criados por Deus, Espíritos imortais, que reencarnam para evoluir, desenvolvendo as virtudes que trazem em germe.
Casa: construção de madeira, palha, pedras ou tijolos e cimento, que nos abriga da chuva, do frio, do calor.
Lar: lugar onde desenvolvemos/fortalecemos os laços de afeto com as pessoas que ali habitam; é onde se constrói os valores que farão a diferença em nossa vida, é onde aprendemos o respeito as diferenças, o perdão. É o lugar para onde temos alegria em retornar. É onde recebemos os amigos, onde moram nossos animais de estimação. É onde há esperança, sorrisos e caridade (amor em ação).
Família: é um grupo de Espíritos que se reúne para evoluir juntos, aprenderem a amar e a perdoar, e se ajudarem mutuamente.
Terceiro momento: contar A história de Paulinho, utilizando desenhos ou PowerPoint.
Quarto momento: conversar com os evangelizandos a respeito da história.
Por que Paulinho quis ir embora de casa?
Do que se lembrou ao sentir fome?
O que sentiu quando machucou os joelhos?
Por que sentiu saudade dos irmãos?
Quando se lembrou da irmã?
O que a senhora perguntou a Paulinho?
Quando ele resolveu voltar para casa?
O que disse ao chegar em casa?
Quinto momento: solicitar que cada um fale sobre sua família (quantos são, se moram com os pais, se o pai ou mãe já desencarnou...). Os evangelizadores também devem falar de sua família. Citar outros exemplos que poderão não ter sido citados: filhos adotivos, crianças que moram com a vó/vô, que moram com um tio/madrinha, etc.
Perguntar se eles perceberam que existem diversos tipos de famílias.
Nossos familiares erram e acertam, merecem nosso carinho e perdão. Nossos pais biológicos (mesmo que não moremos com eles), merecem a nossa gratidão simplesmente por terem nos dado a vida física, que nos possibilita aprender e melhorar. Família é um grupo de pessoas que se reúne para crescer e aprender juntos. O importante não é a quantidade de membros de uma família e sim o amor e o respeito entre as pessoas que fazem parte dela.
Reforças a frase final da apresentação. Concluir que apesar dos problemas que todas as famílias tem, que estamos na família certa com as pessoas que precisamos conviver e desenvolver sentimentos positivos. Todas as famílias são importantes.
Obs.: é importante que o evangelizador esteja preparado, pois pode acontecer que algum evangelizando já tenha pensado ou saído de casa, porque não estava contente com o seu ambiente familiar.
Fugir de casa não nos oportunizará ter outra família, mas sim encontrar dificuldades de ordem material (fome, frio, sede, solidão, violência) e espiritual (más companhias encarnadas e desencarnadas - espíritos em desequilíbrio, perdidos, sem rumo na vida podem se afinizar com quem foge de casa). Também sentiremos muita saudade do amor, carinho e proteção que recebemos em nossa família.
Lembrar que pedimos para reencarnar e, provavelmente, escolhemos nossa família. Pedimos para reencarnar para ter a oportunidade de aprender. Nossa família, o local onde vivemos e as pessoas com quem convivemos oportunizam os aprendizados que são importantes/necessários nesta reencarnação.
Sexto momento: sugestão de atividade.
Distribuir a atividade e perguntar quais os sentimentos/atitudes que são importantes para a boa convivência em família. Solicitar que escrevam nas pétalas da flor.
Posteriormente cada um deverá desenhar a sua família. O evangelizador poderá levar adesivo e solicitar que escolham um que represente algum membro da família. Colar em um palito de picolé, fazendo um flor.
Clique aqui para imprimir a atividade.
Obs.: aula elaborada a partir da História de Paulinho, que consta da apostila Conduta Espírita e Vivência Evangélica, módulo III, Primeiro Ciclo de Infância, FEB.
Prece de encerramento
Sugestão: primeiro ciclo.