Família - amor e respeito II


         Objetivo: reconhecer que devemos amar e respeitar os nossos pais, irmãos, etc, pois desta forma estaremos contribuindo para que todos sejam felizes. “A família que se ama e se respeita é sempre feliz”. Que a harmonia se faz presente em nosso lar quando cumprimos nossos deveres e somos filhos bondosos e compreensivos.

         Prece inicial

         Primeiro momento: dialogar sobre a família com os evangelizandos.

         Querida criança, Deus, Pai amoroso, nos deu uma família como meio de evolução. Dentro do lar devemos aprender o respeito, o perdão, a paciência, a obediência, a união e praticar essas virtudes, dentro e fora do nosso lar. Assim estaremos seguindo os passos de Jesus. Vocês sabem quem ajudou a ter esse corpinho nesta encarnação?
         Como vocês podem ajudar para que os seus lares estejam sempre alegres? Sendo uma criança obediente, não mexendo nas coisas que não lhes dizem respeito, orando para o papai, mamãe e irmãos quando algum deles está nervoso, auxiliando nos trabalhos domésticos, perdoando nossos familiares quando nos magoam...
         Existem crianças que não vivem com a mamãe ou o papai de verdade. Elas vivem com a vovó, titia, madrasta, padrasto; ou com algum parente, mas são cuidadas por essas pessoas como se fossem seus próprios filhos.
         Existem crianças que já não tem mais a mamãe ou o papai na Terra, mas mesmo assim, do lugar aonde se encontram continuam olhando por elas, pedindo a Deus, nosso Pai, que as ajude e proteja.
         Deus na sua bondade e misericórdia, na falta da mamãe e papai de sangue, sempre escolhe outra pessoa para ajudar as crianças. Portanto, seja quem for as pessoas responsáveis por vocês aqui na Terra, devem amor, respeito, dedicação e gratidão a essas pessoas que cuidam de vocês com muito amor.

         Segundo momento: entregar para os evangelizandos o desenho de uma árvore para que eles coloquem o nome dos componentes de sua família. Titulo: “A minha Família”. Em seguida o evangelizador deverá estimular os evangelizandos para que falem a respeito de suas famílias: característica físicas, relacionamento, comportamento.

         Clique aqui para ver um modelo.

         Terceiro momento: contando uma história. Nesta aula foi escolhida a história O esquilo fujão de Célia Xavier Camargo. Muitas outras histórias, separadas por assuntos, estão neste site no link HISTÓRIAS (DESENHOS).


         Quarto momento: trabalhando os ensinamentos da história.

         Clique aqui para ver sugestões de perguntas.

         Quinto momento: brincando e reforçando o aprendizado.

         Aplicar a brincadeira: O esquilo sai da toca.

         Após todos terem participado da brincadeira, o evangelizador deverá questionar:

         - Como se sentiam os que estavam dentro da toca?

         - Como se sentiram quando tinham que deixar a toca? Por quê?

         - Como se sentiram os que estavam fora da toca? Por quê?

         - Como será que se sentem as crianças que não tem um lar, uma família?

         Conclusão do evangelizador: é maravilhoso ter um lar onde nos sentimos seguros, perto de pessoas que nos protegem. Algumas vezes por diversos motivos teremos que nos ausentar do nosso lar, mas sabemos que quando retornarmos independente de qual seja o nosso motivo de ausência, seremos sempre bem recebidos.

         Clique em MOMENTO DO EVANGELIZADOR - TROCANDO EXPERIÊNCIAS para ler dicas sobre a aula.

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim e primeiro ciclo.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Campo Grande/MS.


         

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