Evolução material e espiritual III

         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a estória “A Evolução das Borboletas”, (baseada no livro Borboletas, de Rita Foelker). Levar um cartaz com várias borboletas coloridas, de diversos tamanhos, de EVA, de revistas, etc. Também pode ser usada a história "Bellinha e a Lagarta Bernadete" de Adeilson Salles, editora FEB. Outra opção é contar como acontece o ciclo de vida da borboleta.

         Clique aqui para ver e baixar o PowerPoint que poderá ser utilizado para explicar o ciclo de vida da borboleta.

         Veja sugestões de desenhos abaixo.

         Ovo

         Lagarta

         Crisálida

         Casulo

         Borboleta

         Segundo momento: conversar com eles a respeito do assunto.

          Vocês já viram uma borboleta?

          Como era ela?

          O que uma borboleta era antes de ser borboleta? Borboletas nem sempre foram borboletas, elas nasceram lagartas e passaram por uma transformação que a gente chama metamorfose (utilizar as gravuras para mostrar a transformação).

          As borboletas são criaturas criadas por Deus, são lindas e diferentes, elas ajudam a reprodução das flores, levando em suas patinhas o pólen (pólen é um pozinho amarelo que as flores precisam trocar entre si, para se reproduzirem, isto é, para continuar gerando mais flores).

          Assim como a lagarta se transforma, nós também vamos modificando nosso corpo desde que nascemos até a velhice. Demonstrar com gravuras a evolução ou transformação do ser humano: bebê, criança, em vários estágios, adolescente, jovem adulto e idoso. O evangelizador também pode levar fotos suas, desde que era bebê, depois criança, adolescente e adulto. Ou pode-se pedir, na aula anterior, para aqueles alunos que possuem álbum com fotografias desde bebê trazer para fazer uma análise das fotos, seu crescimento, o que fazia em cada idade, ou fase de sua vida.

         Clique aqui para ver sugestão.

         Terceiro momento: assim como nosso corpo evolui existem outros tipos de evolução. Vocês sabem como podemos evoluir? Evoluir é progredir, mudar para melhor. Existem dois tipos de evolução: a evolução material e a evolução espiritual.

         Evolução material é a mudança para melhor das condições físicas do ambiente: saúde (medicamentos, vacinas, exames), educação (melhores escolas, professores mais preparados), habitação (casas mais confortáveis e seguras), transportes (aviões mais rápidos, carros mais confortáveis e seguros), comunicação (tv, internet, celular). A evolução material melhora as condições de vida das pessoas.

         Evolução espiritual é uma mudança interna, que se traduz pela melhora dos pensamentos e das ações. Ocorre através da mudança de atitudes para melhor e da prática do bem.

         Obs.: o evangelizador pode levar fotos ou gravuras de carros, casas, aviões antigos e atuais, bem como de situações que mostram alguém fazendo o bem.

         Quarto momento: escolha uma das atividades abaixo para fazer com os evangelizandos.

         1 - Confeccionar uma borboleta com cone de papel higiênico, pintar com tinta guache, nas asas colar pedacinhos de EVA coloridos.

         2 - Também pode ser feita uma borboleta com o desenho das mãos das crianças, veja sugestão abaixo.

         Clique aqui para ver uma sugestão.

         3 - Peça a cada evangelizando para fazer uma borboleta de origami e colorir a mesma de acordo com a sua vontade.

         Clique aqui para maiores instruções.

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro ciclo.

         Evangelizadoras: Ângela, Kátia e Fernanda.




         

[Aulas]    |    [Imprimir]