Ciclo de vida da borboleta

         Existem cerca de 200 mil espécies de borboletas, mas somente 120 mil são registradas. A borboleta fêmea procura uma planta para colocar seus ovos. Em alguns dias os ovos se abrem e saem às lagartas, que comem as cascas dos ovos e começam a comer muitas folhas.

         A lagarta vive cerca de 60 dias. De repente ela pára de comer e fica completamente imóvel, como se estivesse morta. Então ela começa a tecer um casulo fechando-o totalmente sobre si com os restos de sua última troca de pele. Lá dentro morre a lagarta para iniciar o estágio da pupa ou crisálida.

         A imobilidade da crisálida sugere que está parada, sem qualquer atividade, mas no interior está ocorrendo uma intensa transformação biológica, tudo sendo preparado para a grande metamorfose. No fim de três semanas o casulo se rompe e começa a surgir à borboleta, fazendo um grande esforço para sair e abrir suas quatro asas ainda úmidas. Quando sua asa está esticada e seca, a borboleta está pronta para voar.

         A borboleta quase não come, se alimenta do néctar de vegetais e das flores. Ela pesa entre 0,3 e 3 gramas e pode ter até 32 centímetros de asa a asa. As borboletas vivem em média duas semanas.