Aula 31 - Reino Hominal: Corpo - Coração (Amor ao próximo)

         1º momento – Integração:

Músicas de boas-vindas (ouvir e cantar juntos):

“Bom dia fulano do meu coração
Você está na Evangelização
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o Evangelho de Jesus.”



      O quanto eu gosto de você
(Histórias cantadas)

Todas as flores que eu puder lhe dar
Todos os beijos que eu puder beijar, ah ah Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você, eh, eh
Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você

Beijos, presentes e mil carinhos
Nada poderá mostrar, ah ah
Porque o que eu sinto
É aqui que está

Repete

Todas as flores que eu puder lhe dar
Todos os beijos que eu puder beijar, ah ah
Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você, eh, eh
Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você



      Deus
(Músicas extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Prece inicial

         2º momento – História:

         Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar. Abrir o tapete: Então Deus criou o REINO MINERAL (montar no tapete a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o REINO VEGETAL (colocar no tapete a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o reino vegetal? O Fluido Vital (bolhas de sabão).
         E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... mas faltava movimento, mais sons além do som da chuva e do trovão.
         Então Deus criou o REINO ANIMAL! Os animais que vivem na água (colocar peixinhos de feltro na água do tapete), aqueles que nadam e caminham na terra (colocar os anfíbios: sapo, rã, tartarugas e jacaré no tapete) e os dinossauros! (colocar dinossauros no tapete e depois tirar) E o nosso planeta continuava passando por muitas transformações! Então Deus criou todos os outros animais que conhecemos hoje! (colocar outros animais – selvagens, fazenda e domésticos)
         E o que Deus deu de presente para o Reino Animal? O Princípio Inteligente! (Soprar nos animais)
         E então o nosso planeta estava ficando lindo e perfeito, mas precisava de alguém capaz de cuidar, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência então, foi aí que Deus deu de presente para o nosso mundo, o Espírito (celofane colorido com luz pisca-pisca dentro)! “Eu sou o Espírito e tenho muitas potencialidades!” E criou o corpo humano para o Espírito morar!
         E qual foi o presente de Deus para o Reino Hominal? O pensamento contínuo!

Pensa, pensa, pensa bem
Todo ser humano tem
O pensamento é contínuo
Na menina e no menino
Pensa, pensa, pensa bem
O adulto também tem
Pensa, pensa, pensa assim
O pensamento não tem fim

         Então nós seres humanos temos o corpo, que tem o fluido vital (bolhas de sabão), e somos Espírito, cujo principal atributo é o pensamento contínuo! (mexer no colar).
         É através do corpo que o Espírito se manifesta aqui no nosso Planeta!
         Através dos sentidos sentimos o mundo! Onde estão nossos olhinhos? Aqui! Com eles enxergamos o mundo! Com a boca sentimos o gosto, com o nariz os cheiros, os aromas, com as orelhas escutamos... Podemos também movimentar o nosso corpo! Nosso corpo se movimenta para que possamos brincar, abraçar, dançar, falar, cantar, trabalhar! Temos também a capacidade de pensar... o pensamento contínuo, devemos sempre usar esta capacidade para colaborar com Deus na criação, usando-a para o bem.
         Deus colocou em nós o coração, que leva sangue a todo o corpo, mas que representa o lugar dos sentimentos... (colocar um coração no peito dos bonecos). Vamos colocar a mão no nosso coração e senti-lo bater? Tum-tum-tum-tum...
         Nosso corpo é um presente, que Deus nos deu! E precisamos cuidar muito bem dele! E sempre usá-lo para o bem!

         UMA HISTÓRIA DE CARÍCIAS (adaptação da história de Claude Steiner, citado no livro A Carícia Essencial de Roberto Shinyashiki)

         3º momento – Experimentação:

         Será que os carinhos podem mesmo terminar se a gente os der a toda hora?
         Distribuir uma sacolinha em forma de coração com algumas bolas de algodão colorido dentro. Sabe de onde vêm essas sacolinhas? Daquele lugar, a PESSOA ESPECIAL mandou este coração cheio de carinhos fofinhos e gostosos, que pareciam flocos de algodão. E são mágicos: cada vez que a pessoa dá o carinho para alguém, ela sente uma vontade de acarinhar a outra. Quer ver? Cada carinho tem um gostinho diferente de carinho, vamos descobrir? - Olha, esse carinho que eu tirei da sacola, ele tem um gostinho hum... de beijinho! Olha, eu te dou esse carinho e você me dá um beijinho! E eu te dou um beijinho também! - E você, tem um carinho aí na sua sacola? É um carinho com gostinho de quê?
         Opções de gostinhos: abraço, beijo, cafuné, ninar/embalar, sussurro, cantar, soprinho, dançar, etc. Fazendo este gesto de carinho no amigo ao som do mantra Amor Universal (AMO VOCÊ).
         Todos devem trocar carinhos com todos, os adultos também podem se envolver na técnica.
         Vamos ver como ficou nossa sacolinha do amor?
         Ficou cheia de carinhos de várias cores.
         Amor: quanto mais temos, mais damos... Deus nos deu o coração, sede do amor, para fazê-lo brilhar, através do amor que damos e do bem que fazemos. Vamos ver como ficou nosso coração?
         Ficou grande e iluminado! Trazer um coração maior, com plumas fofas e brilhosas... permitir que as crianças toquem...
         Levar um coração, onde as crianças e mães irão colar os carinhos (abraço, beijinho, cafuné...) e escrever o que são eles. Escrever no alto do coração “Amor universal” e embaixo de cada carinho o nome da criança.

         4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês.


         Prece final

         5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.




[Evangelização de Bebês]         [Temário]