Respeitemos a vida, drogas NÃO!


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar uma história envolvendo o tema da aula.

         Sugestão 1 - História VERÍDICA retirada do Jornal ZERO HORA de Porto Alegre, de 09/06/2005. Contamos os principais fatos da vida de João C.

          Iniciamos a narrativa perguntando aos evangelizandos o que eles tomavam no café da manhã. Contamos que o personagem de nossa história tomava cerveja com bolachas, isso aos 12 anos de idade.

          Após a narrativa fazer perguntas a respeito da história.

          Para finalizar perguntar se João era livre enquanto viciado. Qualquer tipo de droga escraviza e a pessoa se torna dependente.

         Sugestão 2 - A porta mais larga do mundo - história retirada do site www.momento.com.br.

         Clique aqui para ver a história.

          Fazer comentários a respeito da história.

         Segundo momento: montamos uma apresentação em Power point com imagens recebidas pela internet. Podemos enviar por e-mail. Pode, também, ser utilizados recortes de revistas ou livros que fale sobre os efeitos dos diversos tipos de drogas no organismo.

         Terceiro momento: como dizer não as drogas.

          Pode-se dizer, simplesmente: - Não, obrigado. (E, se possível, ir se afastando, caminhando);

          Dar uma razão ou uma desculpa: - Não, obrigado. Não quero ficar tonto. (Ou vou dirigir depois);

          Evitar a situação, não freqüentando lugares ou convivendo com pessoas que usam frequentemente drogas.

          Usar a união, andando com amigos que não usam drogas.

         Quarto momento: lembrar que o ideal é nem experimentar as drogas. As drogas levam à dependência, à solidão, à violência, ao assalto, ao roubo, à doença, à morte.

         Obs.: o evangelizador poderá encontrar maiores subsídios na aula Drogas - diga não II.

         Quinto momento: distribuir a atividade e após a conclusão conversar sobre as respostas encontradas.

         Clique aqui para ver a sugestão de atividade.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]